Creasi acompanha InstIituições de Longa Permanência do Estado da Bahia

Acompanhar e articular ações de saúde, de modo a intervir e orientar sobre o cuidado ao idoso frente à pandemia por COVID-19. Com esse objetivo, a Comissão Intersetorial de Monitoramento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) do Estado da Bahia, implantada e coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Portaria n.º 133 de 03 de abril de 2020, está realizando o acompanhamento situacional de idosos residentes em ILPI’s de todo o território baiano.

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) participa da Comissão como membro da equipe que atua pela SESAB, juntamente com a Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) e da Diretoria da Atenção Básica (DAB). A Comissão também conta com a participação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Comitê de Enfermagem para o Enfretamento da COVID-19.

Até o momento, a Comissão conseguiu mapear 193 ILPI’s, com informações disponibilizadas pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia (DIVISA), Ministério Público, gestores da saúde e da assistência social, além do registro do Cadastro do Sistema Único de Assistência Social (CadSUAS). Está sendo realizado o acompanhamento situacional de 5.025 idosos, em 190 ILPI’s. Desse número, 72 instituições estão localizadas em Salvador, que corresponde a 2.268 idosos residentes.

De acordo com Helena Patáro, gerontóloga, terapeuta ocupacional que coordena as ações da Comissão, no Creasi, “o trabalho da Comissão destaca-se pela sistematização dos contatos, orientações que visam preservar o direito à saúde e à vida dos idosos residentes e está em consonância com o previsto pela Frente Nacional de Fortalecimento das ILPIs”, salienta, ressaltando a importância das ILPI’s que ainda não foram contactadas, procurar a Comissão através dos telefones (71) 3103-6158 ou 6159.

Atividades que ampliam o cuidado à pessoa idosa

Para a realização das atividades, a Comissão Intersetorial de Monitoramento das Instituições de Longa Permanência para Idosos do Estado da Bahia se divide em 4 equipes de trabalho que atuam no monitoramento das instituições mapeadas e dos casos suspeitos ou confirmados em cada instituição, nas articulações intersetoriais e na organização, acompanhamento e avaliação do processo de trabalho para as tomadas de decisão.

O processo de monitoramento das ILPI’s é realizado a cada 3 dias. Quando há casos suspeitos ou confirmados para Covid-19, o contato é feito diariamente, e as articulações intersetoriais são fundamentais para a operacionalização das ações propostas pela comissão, tanto no que se refere às medidas alternativas para as instituições que não possuem condições de isolar os idosos positivados, quanto à disponibilização de material para coleta de exames ou transporte de idosos.

A Comissão também articula ações com Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa e com as vigilâncias sanitárias e epidemiológicas. Além disso, realiza webconferências com municípios e ILPIs, desenvolve ações de educação, envia de notas técnicas e orientações, elabora videoaulas e webpalestras. Através da Comissão, o Estado da Bahia possui fluxogramas de orientação em relação à pandemia, fluxograma de Classificação de Risco do Idoso no contexto da COVID-19 em unidade de saúde, fluxo de testagem e fluxo de transferência para os idosos institucionalizados com testagem positiva.

Categorias: Noticias

Etiquetas: ,,

Comentários estão fechados