Deputadas buscam incentivar candidaturas femininas nas eleições deste ano

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) abriu uma série de reuniões regionais para o lançamento do Guia Acessível para a Candidatura das Mulheres, pedindo para que mais mulheres se candidatem nas eleições municipais deste ano. Ela lembrou que as mulheres são maioria na população, mas têm apenas 15% da Câmara. Em 2016, o total de candidaturas femininas ultrapassou a cota de 30% em apenas 1,89 ponto percentual. Para Carmen, a garantia de recursos para as campanhas tem mudado um pouco o cenário:

“Sucesso a cada mulher que vai disputar, independente de ser como prefeita, como vice-prefeita, ou como vereadora. Como aqui foi dito, a gente não precisa desistir. A gente precisa, se na eleição passada não chegamos com número de votos necessários, a gente precisa disputar de novo para que a gente possa, então, ampliar essa nossa representação em cada um dos nossos municípios brasileiros, em especial no Sul do país.”

A Secretaria da Mulher da Câmara está promovendo essas reuniões virtuais em cada região do país para divulgar o guia. A publicação tem a intenção capacitar as mulheres interessadas em se candidatar nas eleições deste ano.

Já foram realizadas reuniões para as regiões Sul, Norte e Centro Oeste e nesta segunda-feira será a vez da Região Sudeste. As reuniões contam com a participação de parlamentares em nível federal e estadual, além de integrantes do Poder Judiciário e prefeitas de cidades de cada região.

A juíza eleitoral Adriana Simette, que é presidente da Comissão de Estudos para Implementação do Projeto Mulheres na Política 2020 do Paraná, elogiou o guia.

“Ele tem uma escrita acessível, de fácil compreensão, servirá com certeza como mais uma importante ferramenta de inclusão e de fortalecimento do conhecimento para as mulheres, De modo a fazer com que as candidaturas femininas angariem espaço de qualidade e transponham o patamar de mero preenchimento de cotas, transmudando para candidaturas concretas e competitivas.”

A juíza eleitoral disse que, no Paraná, o material já começou a ser divulgado em transmissão ao vivo da Comissão Mulheres na Política do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que debateu os registros de candidaturas femininas.

Cátia Tessmann é prefeita de Alto Bela Vista, uma pequena cidade de menos de 2 mil habitantes na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Ela, que estava com sua filhinha Sofia no colo, afirma que as mulheres podem enfrentar as eleições como leoas ou como formigas.

“Pra gente chegar até um cargo, seja vereador, seja prefeita, seja deputado, independentemente do patamar, nós precisamos lutar muito, nós precisamos conquistar o espaço. Eu quero deixar meu depoimento: nós podemos enfrentar tudo isso como leoas ou como formigas. A política é encantadora, mas para quem gosta de fazer, pra quem gosta de pessoas.

As reuniões têm transmissão pela TV Câmara e podem ser assistidas na página da Câmara na internet e no canal da Câmara no Youtube.

O guia, escrito em parceria com a Associação Visibilidade Feminina, pode ser lido e copiado na página da associação. O endereço é visibilidadefeminina.org. (Rádio Câmara)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados