Ireuda Silva solicita que Ronda Maria da Penha funcione 24 horas

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), indicou ao governador Rui Costa a ampliação do horário de funcionamento da Ronda Maria da Penha para 24 horas por dia. A proposta surge em meio ao aumento dos índices de violência doméstica durante a pandemia da Covid-19.

De acordo com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, apenas no Rio de Janeiro as notificações de violência já estão 50% maiores nas últimas semanas. No Brasil, o Ligue 180 registrou um acréscimo de 9% nas denúncias durante a quarentena.

Impactos

“Além dos impactos na economia e no sistema de saúde, o aumento da violência contra a mulher, sobretudo em casa, também deve ser tratado como uma consequência do coronavírus. E uma das mais graves, pois, se a doença mata, a violência contra a mulher também. Portanto, na conjuntura atual, um ambiente já violento pode se tornar tão mortífero quanto o vírus”, avalia Ireuda.

Na proposição, a vereadora considera estarrecedor o cenário de agressão contra a mulher no país. “Não há objeção sobre a necessidade de ampliar os meios de proteção das mulheres contra abusos cometidos dentro e fora do lar”, ressalta a vereadora.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados