Após governo anunciar queda leve, número semanal de novas mortes por Covid-19 no estado de SP volta a subir e bate recorde

Após o estado de São Paulo ter registrado pela primeira vez um número menor de novas mortes semanais por coronavírus em comparação com a semana anterior (3 óbitos a menos), o valor voltou a subir nesta sexta-feira (19). O recorde de 1.651 novos registros semanais foi batido mesmo antes de considerar os dados de sábado (20), quando a semana epidemiológica se encerra.

O aumento semanal se deve a outro recorde: pela primeira vez o estado registrou quatro dias seguidos com mais de 300 mortes por dia (veja na tabela abaixo).

Na segunda-feira (15), o Comitê de Saúde da gestão João Doria (PSDB) havia apontado uma tendência de estabilização nas mortes e chegou a comemorar a primeira queda semanal, apesar de a diferença ter sido de apenas três óbitos em relação à semana anterior. Entre os dias 7 a 13 de junho, o estado havia registrado 1.523 novas mortes por coronavírus. Na semana anterior, 1.526.

O balanço de mortes semanal é importante para avaliar o avanço da doença pois há uma variação muito grande dos registros de um dia para o outro. Os novos casos e mortes diários são contabilizados de acordo com o registro no sistema, e não com o dia em que ocorreram. Os valores costumam ser menores aos finais de semana e segundas, atingindo picos no meio da semana.

Após o novo aumento de mortes verificado nesta semana, a equipe do governo afirmou que o número está dentro das projeções realizadas pela equipe de saúde, que estima que o estado deve alcançar entre 15 mil a 18 mil mortes no total até o fim do mês.

O governo estadual iniciou a flexibilização gradual da quarentena em 1º de junho, antes que houvesse queda sustentada de novas mortes ou casos confirmados da doença, o que não é recomendado por especialistas. Especialistas avaliam que a reabertura do comércio, que já teve início em diversas regiões do estado e causou aglomerações em diversas cidades, pode começar a impactar negativamente os dados das próximas semanas.

A semana de 7 a 13 de junho também foi a primeira em que houve queda no número de casos registrados, na comparação com a semana anterior. No entanto, essa tendência se inverteu. A semana atual, que teve início no último domingo (14) e que se encerra neste sábado (20), já teve mais casos que a anterior antes mesmo de se encerrar, o que mostra a retomada da tendência de alta

Na semana atual, já foram confirmados 38.783 casos novos de Covid-19 no estado – ainda serão incluídos nesta semana epidemiológica os números deste sábado (20). A semana anterior completa, quando foi verificada a primeira queda, teve 32.326 novas confirmações, contra 33.406 casos na que a precedeu.

A capital foi uma das regiões do estado em que essa retomada do crescimento de casos foi visível. Segundo José Fernando Chubaci, físico e professor da Universidade de São Paulo (USP) que acompanha os dados de Covid-19 em São Paulo desde o início da pandemia, a capital abandonou o platô e perdeu a estabilidade que havia sido conquistada no indicador de novos casos por dia a partir do dia 14 de junho.

A tendência de aumento de casos tem influência no Plano São Paulo, que determina a flexibilização ou o endurecimento da quarentena nas diferentes regiões do estado. Um dos critérios do plano é a variação no número de casos em relação à semana anterior.

Na semana passada, em 8 de junho, apenas 6 regiões do estado tinham classificação verde (positiva) neste indicador. O governo atualizou o Plano SP e, dez dias depois, em 18 de junho, a situação se inverteu: apenas 3 regiões não estavam na classificação verde em termos de variação de casos.

No entanto, essa aparente melhora foi severamente influenciada por problemas no sistema de notificação de casos, que comprometeu os dados de casos confirmados na quarta (17) e na quinta (18). O próprio governo de São Paulo admite que as confirmações feitas nesses dois dias só foram contabilizadas nesta sexta (19). No entanto, para a classificação do Plano SP mais recente, foram utilizados apenas os dados até dia 18.

O governo de São Paulo anunciou na tarde desta sexta o retrocesso das regiões de Marília e do Vale do Ribeira (Registro) da fase laranja para a fase vermelha no Plano SP. Com o rebaixamento, apenas os serviços considerados essenciais poderão funcionar a partir de segunda-feira (22).

Com a nova atualização do plano, cinco regiões do estado estão agora na fase mais restrita (vermelha): Barretos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Marília e Registro. As demais regiões permanecem na fase laranja, em que é permitida a abertura de comércio de rua, shoppings e outros serviços não essenciais, com restrições.

O Plano São Paulo divide e classifica o estado de acordo com as 17 Divisões Regionais de Saúde (DRS), além de dividir a DRS da Grande São Paulo em outras seis subregiões.

Embora os índices gerais das DRSs de Campinas e Sorocaba tenham permitido que a classificação permanecesse na fase laranja, a análise separada dos dois municípios mostrou piora acentuada dos indicadores de saúde. Isso fez com que o governo estadual sugerisse que os prefeitos das duas cidades adotassem medidas mais restritivas, mesmo estando em fase mais permissiva.

A prefeitura de Campinas determinou o fechamento do comércio e também a suspensão de cirurgias eletivas na rede privada de saúde para manter a disponibilidade de leitos na cidade, também a partir de segunda-feira. Os procedimentos já estavam proibidos na rede pública, que está há sete dias seguidos com 100% de ocupação em seus leitos de UTI.

Já a prefeitura de Sorocaba anunciou que o comércio vai voltar a fechar a partir de segunda, em concordância com a recomendação estadual.

Nesta sexta-feira (19) o estado de São Paulo chegou ao total de 12.232 mortes por Covid-19 e 211.658 casos confirmados da doença, com 386 novos óbitos em 24h, o segundo maior número desde o início da pandemia. O recorde de novas mortes registradas em um dia foi de 389 mortes na quarta-feira (17).

Além disso, nesta sexta foram mais de 19 mil casos confirmados em 24h, mas o número é reflexo de falhas na plataforma de notificação na quarta (17) e na quinta-feira (18), quando o estado teve apenas 1.232 e 1.111 casos novos, respectivamente. Na soma dos três dias, foram 21.373 novos casos confirmados, o que dá uma média de 7.124 confirmações a cada dia. (G1)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados