Dia de Conscientização da Doença Falciforme alerta para a importância do tratamento adequado e da doação regular de sangue

No Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, 19 de junho, a Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (Hemoba) reforça a importância do tratamento adequado de pacientes com a doença, que tem incidência elevada na Bahia. A data foi criada em 2008, pela Organização das Nações Unidas, como o objetivo de chamar à atenção para a doença, que é genética e hereditária, caracterizada por alteração nos glóbulos vermelhos (hemácias), o que dificulta a oxigenação do sangue.

De acordo com a diretora de Hematologia da Fundação Hemoba, Anelisa Streva, as transfusões de sangue fazem parte do tratamento da doença. “Quando indicado, a transfusão de concentrado de hemácias é importante na recuperação e para evitar possíveis complicações graves como AVC em crianças. Nossa dificuldade, na maioria das vezes, é encontrar um sangue fenotipado, ou seja, mais parecido com o do paciente. A falta de doadores regulares pode causar um atraso nesse tratamento”, relata a hematologista. O ambulatório da Fundação Hemoba é referência no estado para pacientes com doença falciforme e outras doenças hematológicas benignas e possui 5.204 pacientes cadastrados com doença falciforme.

Além das transfusões de sangue, esses pacientes realizam consultas médicas e de enfermagem, curativos, recebem atendimento odontológico, fisioterápico, psicológico e do serviço social e assistência farmacêutica, com a dispensação de medicamentos. Doações de Sangue Com a pandemia do novo coronavírus, a Fundação Hemoba registrou em toda a Bahia uma queda de 40% no número de candidatos a doação de sangue. “É fundamental que os voluntários mantenham as doações de sangue. Nós não tratamos somente as pessoas com doenças hematológicas, mas pacientes oncológicos também necessitam de transfusões, além da demanda de cirurgias de emergência e eletivas”, relata Fernando Araújo, diretor geral da Hemoba.

A Hemoba adotou medidas de prevenção e tem intensificado os cuidados contra a disseminação do vírus nas suas unidades. É possível doar sangue com hora marcada através do agendamento no site da Hemoba, através do e-mail [email protected] ou ligando diretamente para uma das 24 unidades em toda a Bahia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados