Comemoração de aniversário em Pintadas espalha Covid-19 no município

Um churrasco realizado no final de maio para comemorar o aniversário de uma jovem em Pintadas, centro-norte da Bahia, foi responsável por um surto de covid-19 na cidade. Todos os nove participantes da festa se contaminaram com o vírus e o transmitiram para, pelo menos, outras 20 pessoas, segundo a investigação feita pelo município.

O enfermeiro Antonio Marcos, 40 anos, que mora em Salvador, mas trabalha para a prefeitura de Pintadas há dois anos, estava na comemoração. Do grupo, ele foi o primeiro infectado identificado e, imediatamente, disse ter avisado à vigilância epidemiológica do município sobre a realização do churrasco, que aconteceu numa sexta-feira à noite, mais precisamente, no dia 29 de maio.

Um dia depois, Marcos começou a sentir os sintomas da doença e disse ter ficado isolado. “Eu não estava indo mais para o trabalho, pois ia ser transferido de setor. Por isso, aceitei o convite de um amigo para participar do aniversário”, disse. Desde então, Marcos não trabalhou mais. “Já estou há cinco dias sem qualquer sintoma, mas permaneço em quarentena obrigatória até o dia 21”, afirmou.

A participação do enfermeiro na festa logo se tornou pública em toda a cidade. Arrependido, Marcos gravou um vídeo com um pedido desculpa para toda a população.

O prefeito de Pintadas, João Batista, conhecido como Batista da Farmácia (DEM), afastou o funcionário. “Ele pede para voltar quando sarar, mas a gente não vai permitir, pois a população reagiu ao acontecido. Só que, até então, ele sempre tinha uma postura profissional e responsável. Nós erramos, todos temos o direito de errar. Mas, nesse período, errar é complicado. Além de ser prefeito, eu sou técnico de enfermagem e bem sei como temos que dar o exemplo”, afirmou.

Todas as pessoas infectadas em Pintadas estão com um quadro leve da doença, são assintomáticas ou já estão curadas, segundo o prefeito. Não houve óbito por coronavírus. (Correio*) Foto: Divulgação/Prefeitura de Pintadas

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados