Governo entrega Mercado Municipal à população de Barro Preto

Com estrutura nova e todos os espaços requalificados, o Mercado Municipal de Barro Preto foi entregue, oficialmente, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na sexta-feira (12). A ação aconteceu durante evento virtual transmitido ao vivo, pelo Canal SDRBahia, no Youtube.

Com investimento de mais de R$ 742 mil, a obra possibilita a comercialização de alimentos, de forma mais adequada e higiênica, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de Barro Preto, estimada em 5.591 habitantes.

De acordo com o titular da SDR, Josias Gomes, o objetivo é apoiar a agricultura familiar, especialmente em municípios como o de Barro Preto, que têm na agricultura a sua principal fonte econômica: “A agricultura familiar realiza a importante atividade de produzir alimentos, que gera renda, mantém o homem e a mulher no campo, e sustenta a economia desses municípios”.

A entrega do Mercado Municipal de Barro Preto integra a ação Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, uma estratégia da SDR, que fomenta e assegura o desenvolvimento rural do estado, com iniciativas estruturantes que fortalecem a agricultura familiar nos 27 Territórios de Identidade.

O secretário da SDR lembrou ainda que esse empreendimento é um dos locais mais importantes para o agricultor, que tem o espaço adequado para comercializar seus produtos, além de promover o bem-estar de toda a população e incentivar a produção de alimentos, como as olerículas, que têm cultivo de ciclos curtos, e terá sua produção apoiada com investimentos do Governo do Estado, por meio do edital Emergencial voltado para Segurança Alimentar e Nutricional, que está com inscrições abertas até o próximo dia 23 de junho.

Outra iniciativa importante, citada durante a transmissão ao vivo, que também integra a ação Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia, é a Viva a Feira, que tem o objetivo de promover, em cerca de 200 feiras em todo o estado, a entrega de kits com equipamentos de proteção para os feirantes, estendendo os benefícios também para quem consome e passará a comprar os produtos em uma feira mais organizada, com a utilização das devidas proteções e higienizações.

A prefeita de Barro Preto, Ana Paula Simões, agradeceu a todos que contribuíram para a entrega do mercado municipal, totalmente reformado, que deixou a todos que irão utilizar satisfeitos: “Estamos entregando uma obra de valor imenso, que nenhuma outra vai superar em Barro Preto. O mercado municipal era um sonho da população de Barro Preto, realizado”.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, salientou que os mercados são, para muitos municípios, o principal empregador: “Os mercados municipais são locais que contribuem para promover a geração de renda para as famílias dos agricultores e agricultoras e comerciantes”. Ele ressaltou a parceria com a Prefeitura Municipal, que também participou com contrapartida, possibilitando a entrega desse equipamento novo e moderno, que está à disposição de quem comercializa e de quem consome, fortalecendo a economia local e também a agricultura familiar.

Durante a transmissão, foram citadas ações que o Governo do Estado vem realizando para o combate da pandemia do coronavírus, de forma integrada, que perpassa não só a área da saúde, mas integra também iniciativas transversais como a do edital para habilitação de empreendimentos para a fabricação de máscaras, que vem descentralizando e gerando renda para diversas famílias em todo o estado.  

Participaram da entrega virtual do mercado, o deputado estadual Osnir e do deputado federal Joseildo Ramos, do presidente da Câmara de Vereadores, Alain Andrade, o vice-prefeito, Mariano Macedo, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Jonathan Guimarães, o secretário municipal de Administração, Adriano Clementino, e a secretária de Agricultura, Adriza Correia.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados