Projeto de Marta pede fim da validade dos créditos do Salvador Card

Proposição tem o objetivo de impedir que os usuários do sistema, principalmente estudantes, tenham prejuízos financeiros durante e após a pandemia do coronavírus

Líder do PT na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues apresentou um projeto para que a prefeitura acabe com a validade de 90 dias dos créditos adquiridos antecipadamente para o Sistema Coletivo de Salvador.

A proposta da edil tem objetivo de permitir que os usuários do sistema – sejam de Meia-passagem, vale eletrônico, bilhete avulso ou Vale Transporte – utilizem o crédito por tempo indeterminado, impedindo que percam dinheiro e o valor das passagens.

No caso dos estudantes, acrescenta a vereadora, a o prejuízo está sendo ainda maior, uma vez que eles estão sem aula devido a determinação do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador, em conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Temos muito estudantes que estão com crédito vencido e terão que gastar mais dinheiro para desbloquear quando as aulas forem retomadas ou quando voltarmos à normalidade. Então é importante que esses créditos não expirem e possam ser utilizados a qualquer momento. Salvador tem uma população de maioria pobre e não é justo que percam os créditos para passagem que colocaram em seus cartões”, declara Marta.

O Projeto de Lei, se aprovado, irá beneficiar centenas de passageiros. Atualmente existem 200 mil cartões de meia passagem estudantil, 400 mil cartões de vale eletrônico e 500 mil cartões de bilhete avulso em Salvador.

A vereadora explica ainda que muitos usuários do sistema, entre trabalhadores e estudantes, necessitam pegar dois coletivos para chegarem aos seus destinos e ao passarem o cartão, descobrem que estão com o saldo zerado. “Jã houve isenção de impostos para as empresas, mais R$ 5 milhões de créditos de passagem. Não podemos prejudicar a população dessa forma e beneficiar as empresas”, disse Marta.

Foi o caso, por exemplo, do estudante Wallace Teixeira, da Faculdade de Comunicação da UFBA.
“Eu usei o cartão pela última vez em 16/03, início da quarentena e de lá para cá estou em isolamento social. Tinha realizado recarga acredito que uma semana antes da última vez que usei. Esta semana, dia 04/06, precisei ir ao médico e quando fui usar o cartão o saldo estava zerado. A sorte é que tinha dinheiro na carteira”, conta.

Por isso, o mandato da vereadora Marta criou uma petição on-line para que a população possa expressar sua opinião favorável ao projeto. Basta entrar no site www.queromeuscreditos.martarodrigues.com e preencher os campos disponíveis.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados