HS adota banho de sol para bem-estar físico e mental de pacientes que enfrentam a COVID-19

O Serviço de Fisioterapia do Hospital do Subúrbio (HS) proporcionou, na última terça-feira, 9 de junho, um momento de alegria, através do contato com a natureza, para alguns dos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suspeita ou confirmação de infecção por COVID-19, com condições clínicas para sair do leito. A equipe levou os pacientes para um banho de sol – ação de humanização que começou a ser adotada no hospital com o objetivo de contribuir para o bem-estar físico e mental, auxiliando no processo de recuperação dos pacientes.

Internada na UTI desde o dia 2 de junho, Maria do Carmo de Jesus Sena, 53 anos, saiu do leito para tomar um banho de sol na área externa do hospital, acompanhada pela equipe do HS. Para os profissionais de saúde, o sorriso da paciente foi recompensador. O mesmo aconteceu com o paciente Ubiratan Santos Souza, 69 anos, internado há um mês na UTI. O “passeio” foi breve e limitado a um espaço aberto em frente à UTI, mas a sensação de ver a luz do dia e de ter o vento tocando o rosto foram motivo de felicidade.

“O que fizemos foi algo simples, mas acreditamos que são as pequenas ações que fazem a grande diferença na vida das pessoas, colaborando também para uma melhor experiência do paciente”, disse Jeane Xavier, coordenadora do Serviço de Fisioterapia do HS.

Respeitar a história de cada paciente, entender o momento pelo qual está passando, de adoecimento, e que se trata de uma situação difícil para ele fazem parte do trabalho de acolhimento realizado pelos profissionais de Fisioterapia e da equipe multidisciplinar como um todo. “O mínimo que podemos fazer é oferecer alguma atitude que traga afeto e que ajude a amenizar o medo da doença, o medo da UTI, as incertezas e a saudade da família, entre outros fatores dolorosos que provocam sofrimento no paciente”, explica Yasmin Gomes, fisioterapeuta do HS.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados