Ministério da Saúde apresenta números contraditórios em boletim deste domingo

Uma divergência de informações marcou o boletim epidemiológico do coronavírusdivulgado pelo Ministério da Saúde na noite deste domingo. Isso porque o comunicado enviado à imprensa apresentou dados diferentes que aqueles mostrados no site da pasta.

À imprensa, a assessoria do Ministério da Saúde enviou informações que indicavam 1.382 mortes e 12.581 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 37.312 óbitos e 685.427 ocorrências da doença. No entanto, os dados divulgados no site estão completamente diferentes, com 525 vidas perdidas e 18.912 registros de pacientes infectados, além de 6.803 pessoas curadas, dado que não havia sido informado no boletim enviado pela assessoria.

Com o recuo do governo, caso os dados do site estiverem válidos, o número total de óbitos passa para 36.455, enquanto os casos confirmados chegam a 691.758.

Outro detalhe fica por conta da divulgação dos dados totais de óbitos e casos confirmados de coronavírus, até então omitidos pelo governo. O comunicado enviado à imprensa mostrava as estatísticas brutas, enquanto o site segue mostrando apenas os registros das últimas 24 horas.

A divergência de dados surge num momento em que diversas polêmicas rodeiam a divulgação dos números do coronavírus no Brasil. Além da omissão de dados totais, praticados desde sexta-feira, o governo também passou a liberar as estatísticas às 22h, que eram mostradas ao público às 17h sob a gestão de Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde e às 19h com Nelson Teich no comando da pasta.

Ainda na sexta, o presidente Jair Bolsonaro ironizou a questão do horário afirmando que a TV Globo, por meio do Jornal Nacional, não iria mais poder noticiar os números da COVID-19 durante o telejornal. Neste domingo, os dados foram liberados mais cedo que o de costume nos últimos dias, por volta das 21h20.(EM)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados