Coral da CMS mantém rotina de ensaios com auxílio da tecnologia

O Coral da Câmara Municipal de Salvador (CMS) recorreu à tecnologia para driblar as limitações impostas pelo isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Regido pelo maestro Carlos Veiga, o grupo vocal formado por servidores e ex-servidores da Casa Legislativa segue a rotina de ensaios a distância e com auxílio dos recursos digitais.

Sem o local utilizado para os ensaios presenciais – no Edifício Bahia Center (anexo da Câmara), na Rua Ruy Barbosa, Centro – devido ao decreto contra aglomerações, a rotina do coro precisou ser reinventada.

De acordo com Carlos Veiga, cerca de 20 integrantes seguem ensaiando através do aplicativo de videoconferência Zoom. “Mantivemos nossa rotina e todas as quintas, das 15h às 17h, a gente se encontra. É um momento super alegre, porque, além de cantar, ensaiar e sair um pouco desse momento difícil que estamos vivendo, a gente também vê, embora virtualmente, as pessoas, que é algo que estamos sentindo falta”, conta Veiga, que além de regente e arranjador, também precisou conduzir o grupo na fase de adaptação às novas plataformas digitais.

Distanciamento social

O repertório do Coral da CMS é formado por músicas que buscam transmitir mensagens positivas, conforme define o maestro. A intenção, segundo ele, é agradar os ouvintes e os integrantes do grupo.

Na condição de representante do Coral, formado ao todo por 35 mulheres e homens, muitos na faixa etária de risco, Carlos Veiga enfatiza que é preciso respeitar as indicações de isolamento social neste momento. “Já pensando no pós-pandemia, acho que quando as pessoas voltarem a circular nas cidades vão ter vontade de participar de grupos, a exemplo de coral, porque elas estão vendo que apesar do distanciamento social os grupos estão se mantendo unidos, estão conseguindo dentro das possibilidades manter suas rotinas e produzindo”, observa.

O resultado do trabalho remoto pode ser conferido em vídeos editados pelo próprio maestro. “Caça e Caçador”, sucesso de Fábio Júnior, e “Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira, foram as primeiras a serem compartilhadas nas redes sociais neste período de confinamento.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados