Dez dicas para você se prevenir de ataques na internet

Especialista traz orientações para que as pessoas não caiam nesse tipo de armadilha digital

Os dados são alarmantes. Em apenas três meses, março e junho de 2019, o Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, segundo levantamento feito pelo serviço de inteligência FortiGuard. Ciberataque, ou ainda ataque na internet, é uma ação praticada por hackers que fazem uma transmissão de vírus (arquivos maliciosos) que infectam e roubam informações. Estas podem ser roubadas, por exemplo, de computadores e bancos de dados on-line.

Mas quais os principais cuidados que devemos ter ao acessar um computador ou usar a internet no celular? Definir uma senha “forte” apenas resolve? O Especialista e professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Edgar Vasconcelos, dá dez dicas de prevenção de ataques para usuários domésticos. Confira:

1. Utilize software de segurança: são primordiais para proteger seus dispositivos pessoais e suas informações. Verifiquem no mercado os pacotes oferecidos pelas empresas e escolha àquela que se adéqua melhor para você;

2. Utilize senhas fortes: a maioria dos sites e sistemas que estão na rede de internet possui uma boa segurança, no entanto, para evitar ataques inesperados é fundamental que você utilize senhas fortes em seus aplicativos. Mas gerar senha forte não significa que estamos 100% seguros.

3. Varie suas senhas: uma maneira simples de evitar crimes cibernéticos é usar uma variedade de senhas para contas diferentes.
4. Mantenha o software sempre atualizado
5. Cuidado com o que você compartilha nas mídias sociais: proteger suas mídias sociais é extremamente fundamental. Site de relacionamento social, como “Facebook, Instagram, Twitter” entre outros, não garante que suas fotos e dos seus familiares não sejam roubados ou compartilhados.

6. Pense antes de abrir e-mails ou anexos: o aconselhável é que se abra apenas e-mails de remetentes que você reconhecer e, em caso de dúvida, não abra anexos em e-mails que você ainda achar suspeito. Os golpistas geralmente escondem vírus em anexos que podem coletar seus dados ou causar sérios danos ao seu computador.

7. Solicitando informações pessoais: Sites, bancos ou empresas solicitando informações pessoais confidenciais ou financeiras em um e-mail ou através de mensagens no Whatsapp desconfiem. Se você receber um e-mail solicitando que você forneça essas informações, deve tratar a solicitação como suspeita.

8. Em caso de dúvida, entre em contato com o suposto remetente: O e-mail parece vir de uma fonte legítima, faz referência a algo que pode ser legítimo (como uma compra recente que você fez), com aparência oficial. Se você não estiver esperando esse e-mail, ligue para o serviço de atendimento ao cliente da empresa de origem ou envie um e-mail diretamente ao serviço de atendimento ao cliente para verificar se eles o enviaram.

9. Links em e-mails: Os usuários nunca devem clicar nos links de seus e-mails, especialmente se for um e-mail que você não solicitou. Os hackers usam muito site da Amazon ou Linkedln, no entanto, para você não cair neste truque, ai vai uma dica especial. Digite manualmente a URL enviado para você no browser e procure por informações adicionais diretamente no site.

10. Verificar links: Talvez você tenha passado o mouse sobre os links, lido o url e ele ainda pareça legítimo. ou talvez o url do twitter esteja usando um serviço de encurtamento de url, como bit.ly, t.co, etc., para que passar o mouse não ajude. Então, você pode recortar e colar esse link no getlinkinfo.com, um site que segue o link para você e informa todos os redirecionamentos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados