Feira de Santana: Teste rápido de Covid-19 identifica um resultado positivo no Centro de Abastecimento

Uma pessoa apresentou resultado positivo dentre 190 testes rápidos para Covid-19 aplicados pela Prefeitura de Feira de Santana dentre o público que trabalha ou frequenta o Centro de Abastecimento. O exame foi realizado na manhã de sábado, 30, por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, nas instalações do Restaurante Popular, dentro do entreposto comercial.

Outros dois pacientes sintomáticos, que compareceram para fazer o exame, testaram negativo. Já o paciente que apresentou resultado positivo será submetido a exame mais detalhado para confirmação do diagnóstico.

Além do teste rápido, realizado com a coleta de uma gota de sangue tirada de um dos dedos das mãos, os pacientes também passaram por aferição de temperatura.

O Centro de Abastecimento foi o local escolhido para realização dos testes rápidos em função do grande fluxo de pessoas que transitam pelo local. Em média, 10 mil pessoas circulam por dia neste local. O local tem mais de seis mil trabalhadores, como feirantes, ambulantes, carregadores e caminhoneiros.

A ação foi acompanhada pelo prefeito Colbert Martins Filho, que também é médico, e a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas. Todo atendimento foi realizado de forma tranquila, com a distribuição de senhas, cumprindo distanciamento social preconizado pelo Ministério da Saúde.

O prefeito Colbert Martins Filho observa que no Centro de Abastecimento já foram identificados dois casos de pessoas com coronavírus. “Estamos realizando testagem porque aqui já tiveram dois casos positivos. Vamos fazer isto nos bairros, nas ruas, onde for necessário, para detectar os casos que não têm sintomas. A razão do teste rápido é essa, identificar pessoas que podem estar doentes mas não têm sintomas”, observou o prefeito.

As pessoas atendidas foram selecionadas pela administração do Centro de Abastecimento, gerido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), com as presenças do secretário Antônio Carlos Borges Júnior e do administrador Cristiano Gonçalves.

O comerciante Augusto Marques foi um dos primeiros a serem submetidos ao teste de coronavírus. Ele tem uma farmácia há cerca de 16 anos, no Galpão de Cereais do Centro de Abastecimento, e garante que está adotando todas as medidas necessárias para evitar o contágio com a doença. “Lavando sempre as mãos com água e sabão e álcool gel”, informou, ao comemorar o resultado negativo.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, informou sobre o procedimento que é realizado quando se identifica um caso positivo. “Fazemos outro teste, que é o que chamamos teste ouro, o suab, que é para avançarmos no teste PCR, que identifica a presença do coronavírus”, explica.

O diretor do Centro de Abastecimento, Cristiano Gonçalves, destaca outras ações que já vêm sendo realizadas no Centro de Abastecimento. “Já tivemos aqui a distribuição de máscara, de álcool em gel, alguns profissionais de epidemiologia, vigilância sanitária, corpo de bombeiros, algumas universidades, trazendo orientações e recomendações”, frisou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados