Camaçari: Moradores em situação de rua recebem máscaras de proteção contra coronavírus

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) realizou mais uma entrega de máscaras de algodão para as pessoas que se encontram em situação de rua, cadastras no Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O reforço na oferta de proteção facial para este segmento foi possível após a doação do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDH), de 645 unidades do item, além de 10 litros de álcool 70. A ação faz parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).

“A população em situação de rua faz parte do grupo que vive em extrema vulnerabilidade, eles são expostos a condições insalubres e a muitos riscos, ainda mais no atual contexto da pandemia. Então, nós estamos adotando várias ações que minimizam os riscos de contágio, como a entrega de máscaras de proteção e álcool.”, afirmou Andréa Montenegro, gestora da Sedes.

Para Jonas Lima Alves, 38 anos, que frequenta a unidade há aproximadamente um ano, a doação veio em boa hora. “Achei muito bom a gente poder receber mais máscaras, eu estava mesmo precisando. Agradeço ao Centro Pop que vem nos ajudando com nossas refeições, agora estão nos dando máscaras, álcool para que a gente possa se proteger também”, disse.

De acordo com coordenadora do Centro Pop, Isabela Macedo, os moradores de rua vivem em extrema vulnerabilidade e é preciso conscientizá-los dos riscos. “Fazemos um trabalho de conscientização sobre a importância do uso de máscaras, aqui dentro e nas abordagens na rua. Além disso, em conformidade com o decreto municipal, só estamos permitindo a entrada de usuários no Centro Pop com o uso de máscara, em grupos de quatro por vez. E assim vamos criando essa cultura de que a proteção é fundamental, e que usar máscara é uma questão de proteção e saúde neste momento de pandemia”, explicou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados