Ireuda Silva alerta para escalada de intolerância e violência em meio à crise

Fatos ocorridos no Brasil e em outros países nas últimas semanas acenderam o alerta para a escalada de violência e atos de intolerância em meio à crise provocada pelo novo coronavírus, diz a vereadora Ireuda Silva (Republicanos). Descendentes de orientais, por exemplo, têm relatado atos de xenofobia e racismo e acusações de espalharem o vírus pelo país.

O Brasil também vem registrando um aumento da violência de modo geral, inclusive de assassinatos. No último dia 18 de maio, por exemplo, o adolescente João Pedro foi morto dentro da própria casa, no Rio de Janeiro, em uma operação policial.

Já na semana passada, o mundo se revoltou com o assassinato, também pela polícia, de outro homem negro: nos Estados Unidos, George Floyd foi sufocado por um policial que o abordou na cidade de Minneapolis.

“Nossas autoridades vêm mobilizando todos os esforços e recursos para conter a disseminação do coronavírus e atender as vítimas. Mas, infelizmente, há outras tragédias acontecendo em meio a isso, muitas delas em consequência da pandemia. Não podemos fechar os olhos para isso. A Covid-19 mata, mas a criminalidade e a intolerância também, atingindo principalmente as camadas mais vulneráveis, como os negros e as mulheres”, diz Ireuda, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação.

A republicana diz ainda que não podemos normalizar tais episódios. “A sociedade é a principal força capaz de produzir mudanças. Portanto, não podemos nos dar ao luxo de nos acomodarmos. Todos temos o dever de contribuir para qualquer causa que lute pelos direitos fundamentais e contra atentados à dignidade humana”, acrescenta.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados