“As mulheres são as mais vulneráveis na pandemia”, alerta Ireuda Silva no Dia de Luta Pela Saúde da Mulher

O 28 de maio é lembrado por ser uma data duplamente importante: trata-se do Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Por conta disso, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos) participou de uma live no Facebook, às 12h, com a obstetra Ednaide Silva, da Maternidade Albert Sabin, para discutir temas como métodos de prevenção de doenças, políticas públicas e fortalecimento do sistema de saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil poderá ter 625 mil novos casos de câncer em 2020. Entre as mulheres, 29,9% do total devem ser câncer de mama. “Essa segue sendo uma das principais doenças que acometem as mulheres no Brasil e em outros países do mundo. E é preciso acender um alerta: nesse momento que estamos vivendo, de pandemia, o sistema de saúde está perto do colapso, por isso é urgentes que os governos pensem em estratégias para que as vítimas de câncer de mama não sejam prejudicadas”, diz a republicana, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde.

Ireuda também faz outro alerta: pesquisas mostram que o coronavírus impactam mais a vida das mulheres do que a dos homens. Isso porque 70% dos trabalhadores de saúde em todo o mundo são do gênero feminino. Além disso, o isolamento fez aumentar os índices de violência doméstica e há mais idosas vivendo sozinhas e com baixos rendimentos. “Essas são apenas algumas das razões por que a pandemia pode afetar mais a saúde das mulheres e, dado o ineditismo dessa situação, nada mais oportuno do que reforçar a discussão sobre isso no dia de hoje”, defende a republicana.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados