Prefeita de Lauro de Freitas destaca resultados positivos da Operação que fiscaliza o controle de circulação noturna

A Operação de Segurança que fiscaliza o controle de circulação noturna, no período das 20h às 5h do dia seguinte, é uma das principais estratégias da Prefeitura de Lauro de Freitas no combate ao contágio da Covid-19. Além de fazer cumprir determinações, a fiscalização tem trazido resultados positivos, como destacou a prefeita Moema Gramacho, durante coletiva online de imprensa, nesta quinta-feira (21).

“Essa operação surtiu efeitos positivos porque muitas pessoas estavam utilizando o horário da noite para circular nas ruas e promover encontros. Foi durante uma fiscalização que equipes interromperam uma ‘rave’ com mais de 70 pessoas. Nos bairros, diversas pessoas já foram abordadas por estarem aglomeradas em bares, entre outras permanências em vias públicas sem justificativa”, citou Moema.

Averiguação de denúncias, como a execução de serviços não essenciais no período da noite e emissão de sonoridade, também são exemplos da eficácia da fiscalização que reúne aproximadamente 130 profissionais da Prefeitura Municipal e forças policiais. O propósito mais importante da Operação de Segurança é a conscientização. “Sabemos que não existe um horário de infecção do vírus. Mas quando orientamos pessoas em determinado momento, essa ação reflete para outras ocasiões”, completou a prefeita.

Comandante da 52ª CIPM, major Monteiro, reforça que houve uma redução de 78% das ocorrências policiais em Lauro de Freitas, desde o início da Operação de controle à circulação noturna. “Com a diminuição de pessoas nas vias, devido à conscientização da população da necessidade de isolamento social nesse momento, vem a colaborar com a baixa dos índices criminais do município”.

A união das forças policiais com as equipes da Prefeitura reflete no resultado das ações. Em cinco dias de Operação foram cerca de 1.900 abordagens veicular, 386 pessoas, 54 averiguações de poluição sonora e 23 atendimentos sociais.

Lauro de Freitas chegou à marca de 280 casos confirmados de coronavírus. Durante a coletiva, a gestora municipal lamentou a quinta morte provocada pela Covid-19 no município. A Operação de Segurança segue até o próximo domingo (24) e logo após essa data será avaliada a sua prorrogação. Medidas mais rigorosas foram cogitadas por Moema Gramacho caso o número de infecções tenha crescimento significativo ao longo dos dias.

Iniciativas para impulsionar vendas do comércio local também estiveram entre as pautas da coletiva. A Prefeitura e entidades comerciais aprovaram propostas para o uso de aplicativos de divulgação de estabelecimentos. Duas plataformas já podem ser usadas de imediato e uma terceira será personalizada com o perfil do município. Linhas de crédito ofertadas pela Desenbahia, CrediBahia e Banco do Nordeste, fazem parte das ações de fomento.

Sobre profissionais de saúde que, infelizmente, se infecte pelo novo coronavírus no exercício da profissão, a Prefeitura de Lauro de Freitas reforça a disponibilidade de abrigo adequado para cumprir a necessidade de isolamento social com conforto e segurança.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados