Adutora passa por manutenção e abastecimento é reduzido no Litoral Norte

As chuvas intensas que vem atingindo a costa leste do Nordeste, incluindo o Litoral Norte da Bahia, provocaram cheias em rios da região, na manhã de hoje (21), e afetaram o abastecimento de água no município de Conde e nas localidade de Subaúma (distrito de Entre Rios), e Palame e Baixio (localidades do município de Esplanada).

Devido à cheia do rio Itapicuru, a adutora que abastece a sede municipal de Conde foi quebrada, levando os técnicos da Embasa a mobilizar esforços para tentar abastecer o município por uma captação no rio das Pedras. Enquanto essa alternativa não é viabilizada, a cidade está com o fornecimento de água reduzido. A situação só será completamente regularizada com a redução da vazão do rio Itapicuru, quando os serviços de manutenção necessários à retomada do funcionamento da rede distribuidora poderão ser executados.

Já em Subaúma, com a cheia do rio Subaúma, as bombas da captação do sistema de abastecimento local foram danificadas pelo material sólido carreado pela correnteza. Com isso, o fornecimento de água está interrompido nesta localidade do município de Entre Rios. E na região de Esplanada, o abastecimento foi temporariamente interrompido em Palame e Baixio devido à cheia do Riacho Grande cuja correnteza levou a captação flutuante do sistema de abastecimento que atende estas localidades. Também nestes casos, a Embasa aguarda o rebaixamento do nível desses mananciais para iniciar as manutenção necessárias que possibilitarão a retomada da distribuição de água.

O uso do mínimo necessário da água disponível no domicílio é recomendável, neste momento, em Conde, Subaúma, Palame e Baixio.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados