Esclarecimento: Covid-19 não é causada por bactéria nem pode ser curada com aspirina

Não é verdade que a Covid-19 seja causada por uma bactéria nem que possa ser curada com o uso de antibióticos, anti-inflamatórios, anticoagulantes ou aspirina. As alegações falsas (veja abaixo) vêm circulando em uma corrente de WhatsApp segundo a qual médicos italianos teriam feito essa descoberta. No entanto, a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Ministério da Saúde e cientistas de diversos países atestam que a doença é causada por um vírus, o Sars-Cov-2.

Ainda não há um tratamento específico com eficácia cientificamente comprovada para o novo coronavírus. Uma série de medicamentos têm sido usados para tratar complicações e sintomas – inclusive antibióticos, anti-inflamatórios e anticoagulantes – mas nenhum deles é uma cura.

A peça (confira abaixo) de desinformação vem circulando principalmente no WhatsApp, por onde foi enviada por leitores do Repórter Hoje como sugestão de checagem. O Repórter Hoje agradece a confiança e credibilidade de todos os internautas e leitores pelos nossos conteúdos.

Categorias: Destaque,Noticias

Comentários estão fechados