Prefeito de Camaçari faz balanço das medidas de enfrentamento à Covid-19

O prefeito Elinaldo Araújo, concedeu na tarde desta sexta-feira (15/5), uma entrevista coletiva à imprensa com a temática “Camaçari e os impactos da pandemia do coronavírus”, para informar mais detalhes à população e mídia local acerca das principais medidas adotas pela administração pública para o enfrentamento da Covid-19 no município. A transmissão aconteceu ao vivo e de maneira simultânea nas redes sociais do chefe do Executivo. Durante o encontro, cada profissional de comunicação pode interagir fazendo apenas um questionamento, representando o veículo de comunicação o qual está vinculado.

Desde o avanço do número de casos que testaram positivo para o vírus no país e no mundo, prefeito e a Secretaria da Saúde (Sesau) do município, atentos, vinham acompanhando o crescimento gradativo da pandemia. Portanto, na perspectiva de preservar a vida dos munícipes, em março, a primeira medida adotada foi o cancelamento do Festival de Arembepe, que estava previsto para acontecer entre os dias 20 e 23 do mesmo mês, em seguida a suspensão das aulas na rede pública de ensino e do Camaforró. Essas e outras decisões estão sendo tomadas com base nas orientações de especialistas da área sanitária e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Após 60 dias com a detecção do primeiro caso no município, nós precisamos nos adaptar para esse novo momento que estamos vivendo e tomar algumas providências pra preservar vidas. Estou aqui para dialogar com toda a população e a imprensa, pois entendo que esse é um momento de muita dificuldade e precisamos, mais do que nunca, estar unidos por Camaçari”, ressaltou o prefeito Elinaldo Araújo.

Durante o encontro, o gestor destacou algumas das ações que estão sendo realizadas em algumas áreas, principalmente da saúde, como a implementação de sete unidades de combate ao Covid-19, distribuídas na sede e costa do município. No início do mês, foi inaugurado o Centro Intensivo de Combate ao Coronavírus (CICC), que possui uma estrutura com 21 leitos, distribuídos em 10 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), seis semi-intensiva e cinco de observação. O equipamento está localizado na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, na antiga Clirca.

O gestor relembrou que, em breve, a população contará com outra unidade de tratamento, o Centro Intermediário de Combate ao Coronavírus, no antigo Hospital da Mulher, situado no bairro do Parque Verde. O centro receberá em sua estrutura 20 leitos de enfermaria e uma sala vermelha de estabilização para paciente crítico. Na sede, as demais unidades estão instaladas nos bairros do Ponto Certo, Gravatá e Phoc I, na costa nas localidades de Vilas de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo. O prefeito também anunciou que a Comissão de Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 (Camec) foi formalmente instituída e que 3,5 mil testes rápidos já estão disponíveis no sistema de saúde do município.

Na área da educação, foi criado o projeto Mais e Melhor Educação: em Casa, permitindo que o aluno dê continuidade aos estudos durante a pandemia em sua residência, assim como também com a entrega dos kits escolares. No âmbito socioassistencial, o governo realizou a distribuição de 55 mil benefícios, entre eles o Vale Merenda, para os alunos da rede pública municipal de ensino, e o Vale Cesta Básica, destinado às famílias que por conta da pandemia não possuem mais nenhuma fonte de renda ou encontram-se em situação de extrema vulnerabilidade social.

O chefe do Executivo aproveitou para comentar sobre a criação de cinco Pontos de Apoio para ajudar a população no processo de cadastro e acompanhamento do Auxílio Emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal. Na sede, possuem dois pontos, um situado no Centro Comercial (Feira) e outro na Cidade do Saber. Na costa, o cidadão tem à disposição três locais, a Secretaria do Turismo (Setur), em Guarajuba, e as unidades da Prefeitura Avançada da Costa, localizadas em Vila de Abrantes e Arembepe.

Até o momento, todos os esforços e investimentos para o enfrentamento à Covid-19 representam um investimento em torno de R$ 40 milhões.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados