Testes rápidos em bairros detectam 84 casos positivos até esta quinta (14)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já realizou 1.123 testes rápidos de detecção do coronavírus desde que as medidas regionalizadas para conter o avanço da doença passaram a valer na Boca do Rio, Plataforma e região da Avenida Joana Angélica, na última segunda (11), bem como na Pituba, desde ontem (13). Nesses locais, foram detectados 84 casos positivos da doença, sendo 33 diagnosticados apenas nesta quinta (14).

Somente hoje foram detectados seis casos positivos na Boca do Rio, oito em Nazaré, 16 em Plataforma e três na Pituba. Em cada uma das localidades foram realizados 80 testes, com um total de 33 positivos.

A testagem rápida é feita a cidadãos com febre, sintomas gripais ou que tiveram contato com outras pessoas contaminadas com a Covid-19. Na Pituba, o procedimento acontece na Praça Ana Lúcia Magalhães. Em Plataforma, no fim de linha, próximo à Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. Na Boca do Rio, a iniciativa é realizada próxima ao posto de saúde do final de linha. Por fim, no Centro, é promovida no camelódromo defronte ao Instituto de Previdência de Salvador (IPS), na Avenida Joana Angélica.

Além dessa iniciativa, a Prefeitura disponibilizou equipes de diversos órgãos municipais para reforçar as ações de proteção à vida em todas as quatro localidades com isolamento mais restrito. A estratégia inclui apoio a unidades socioassistenciais com doações de máscaras e álcool em gel e abordagens à população em situação de vulnerabilidade.

Social – Através da ação itinerante do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) fez mais de 600 abordagens sociais e oito acolhimentos na Boca do Rio, Plataforma, Nazaré e Pituba.

O SEAS Itinerante busca a sensibilizar a população em situação de rua para aceitar acolhimento em uma das unidades disponibilizadas pela Prefeitura. Aqueles que não aceitam o acolhimento recebem orientação de atendimento nos Centros Pop, onde há equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, durante o dia. Na ocasião, o público também é informado sobre quais locais dispõem de refeições, banho e estrutura para lavar roupas.

Outro serviço disponibilizado pela Sempre é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. Por meio da ação, já foram contabilizados 324 atendimentos e 51 encaminhamentos desde segunda-feira (11). É um meio pelo qual a população pode receber orientações sobre benefícios eventuais, a exemplo de auxílio-moradia e auxílio-natalidade; sobre Cadastro Único e Bolsa Família; além de outros auxílios socioassistenciais, como o programa municipal Salvador por Todos.

As unidades móveis funcionam no final de linha da Boca do Rio e Plataforma, e na Joana Angélica, em frente ao Shopping Center Lapa, sempre 7h às 15h. Nos últimos dias, a Sempre distribuiu 1.8 mil máscaras de proteção, 141 litros de álcool em gel e dois kits de material de limpeza para organizações que fazem atendimentos socioassistenciais na Pituba, Plataforma e Boca do Rio.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados