Maio Amarelo coloca a segurança no trânsito em foco

O uso de equipamentos, de forma educativa, como: o drogômetro e o bafômetro, por exemplo, podem ajudar na conscientização dos motoristas quanto aos impactos de assumir a direção de um veículo após consumir drogas ilícitas e/ou álcool.

No mês em que se busca alertar os motoristas sobre a necessidade de se ter mais segurança no trânsito, atividades e campanhas focadas na prevenção de acidentes entram em cena, junto com a cor amarela, escolhida por representar a atenção no trânsito. Equipamentos como bafômetros e drogômetros também podem ser utilizados durante o Maio Amarelo, de forma educativa, para auxiliar nas ações de conscientização.

Segundo Rodrigo Silveira, diretor da Orbitae, empresa de diagnósticos humanos e forenses, a tecnologia desses equipamentos permite a identificação do consumo de bebida alcoólica ou substâncias ilícitas no organismo do condutor de forma segura e rápida. “O bafômetro passivo Alcoscan, por exemplo, possibilita a detecção do consumo de bebida alcoólica à distância, ou seja, sem a necessidade de contato físico ou do uso de bocal descartável, ideal para momentos de pandemia como o que vivemos hoje. O equipamento já foi utilizado em blitzes educativas da Lei Seca no país, como forma de orientar os motoristas sobre o consumo de álcool. Recentemente utilizado, pela Polícia Militar Rodoviária-MG, durante operações no Carnaval”, diz.

Quanto à detecção de substâncias ilícitas, o executivo comenta que existe um drogômetro com tecnologia capaz de identificar o consumo de drogas por meio do suor presente na digital do condutor. “Esse equipamento é o Intelligent Fingerprinting, que consegue indicar se o condutor fez uso de 15 tipos de drogas como: anfetaminas, metanfetaminas, opiáceos, THC, cocaína e/ou seus derivados. O resultado da verificação sai em menos de dez minutos. Além disso, pelo fato do teste ser feito apenas com o suor, não traz risco biológico, o que permite seu descarte em lixo comum”, destaca Rodrigo.

De acordo com a Confederação Nacional de Transporte (CNT), em 2019, foram registrados em todas as rodovias do Brasil, 3.945 acidentes com vítimas, sendo todos provocados pela ingestão]ao de álcool e outras drogas. Esses acidentes causaram ainda 363 mortes e deixaram 5.814 feridos.

Esses dados reforçam a importância de ações de conscientização em relação à mistura de direção e o consumo de álcool e outras drogas. “Quando se vive em sociedade é essencial que todos pensem de forma coletiva, por isso antes de assumir a direção de um veículo o condutor precisa ter consciência da responsabilidade que está assumindo, afinal, um veículo conduzido de forma errada se torna uma arma. Por isso é imprescindível seguir as regras de trânsito”, enfatiza Rodrigo. Ele acrescenta que o uso de álcool e substâncias ilícitas são grandes vilões da direção, pois alteram o estado de consciência da pessoa e, por isso, várias vezes, causam acidentes.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados