‘É hora de pensar em salvar vidas’, diz prefeito sobre combate à pandemia

Apesar de ser o quinto maior município da Bahia em população, Juazeiro, na região norte, não figura entre os municípios com mais casos confirmados de coronavírus no estado. Até a última terça-feira (12), a cidade contabilizava, de acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), 12 casos oficiais e dois óbitos. A prefeitura local, no entanto, diz que já são 36 casos confirmados, sendo 19 por teste rápidos e outros 17 por laboratório. Ainda aguardam resultado 121 casos que foram notificados.

O prefeito da cidade, Paulo Bomfim, diz que não está tranquilo com esses números e que, nos últimos dias as notificações cresceram novamente. O isolamento em Juazeiro tem caído e isso pode fazer com que a Prefeitura tenha que tomar medidas ainda mais restritivas.

Paulo Bomfim afirma que Juazeiro foi a primeira cidade no estado a suspender as aulas e que também logo tomou medidas no setor bancário, que foi uma das áreas que mais preocupava por conta das aglomerações. O número crescente na cidade, apontado pelo prefeito, pode ser alarmante porque, mesmo com números com apenas duas casas decimais, o município já chegou a alcançar 60% na média de ocupação da UTI. A cidade atualmente tem dez leitos exclusivos para o coronavírus no Hospital Regional de Juazeiro. A Prefeitura está em um processo para contratar outros 10 na rede privada.

A Prefeitura de Juazeiro montou um comitê para avaliação do avanço da pandemia, além de ser responsável também por um plano para retomada da atividade econômica. A cidade, de acordo com Paulo Bomfim, já sente o impacto do coronavírus na arrecadação, que apresentou forte queda.

Paulo Bomfim é o quinto prefeito que fala na série de entrevistas com gestores dos maiores municípios do interior baiano realizada pelo site Alô Alô Bahia em parceria com o CORREIO. O objetivo é informar a sociedade sobre as ações tomadas para enfrentar o avanço da covid-19.

Juazeiro tem até essa terça 36 casos de Covid-19, sendo que 17 curados, e duas mortes. Os números estão abaixo em relação às demais maiores cidades do estado. O senhor acredita que a pandemia está controlada em Juazeiro ou ainda preocupa? Quais ações têm sido tomadas para frear o avanço do coronavírus? (Correio*)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados