Três vezes maior que Júpiter, planeta descoberto é o novo gigante espacial

Se o maior planeta de nosso sistema solar, Júpiter, já é grande, imagine um com três vezes a massa dele. Trata-se de Kepler-88 D, planeta do sistema estelar Kepler-88 descoberto por astrônomos do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí. Localizado na constelação de Lira, a Harpa, a 1.200 anos-luz da Terra, Kepler-88 D leva quatro anos para completar uma volta ao redor da Kepler-88, a estrela que dá nome ao sistema do qual faz parte. A órbita dele é elíptica

Ela pode levar a novos pistas sobre o papel de planetas gigantes na formação de outros planetas, como acredita-se que tenha sido o caso de Júpiter no nosso sistema solar. A teoria é que eles, massivos e com enorme força gravitacional, tenham contribuído para o desenvolvimento de planetas rochosos, como a Terra, ao direcionar para cá cometas que carregavam água.

O sistema Kepler-88 chamava a atenção de astrônomos desde 2012, quando foram descobertos dois de seus exoplanetas, Kepler-88 C e Kepler-88 B. O primeiro tem massa equivalente à de Júpiter e é vinte vezes maior que o segundo, um planeta gasoso. Com seu tamanho e força gravitacional, Kepler-88 C influencia a órbita de Keple