Vereadora defende conscientização contra abandono de animais

Diante da pandemia da Covid-19, que tem impactado a renda de milhares de pessoas e causado insegurança e desinformação, é cada vez mais constante o número de casos de abandono de animais nas grandes cidades. O alerta é da vereadora e protetora Ana Rita Tavares (PT), autora do Projeto de Indicação n°229/2020, que sugere ao prefeito ACM Neto instituir, entre as ações emergenciais implementadas no enfrentamento da doença, um programa de conscientização da sociedade contra esse abandono.

“Nas últimas semanas, organizações da sociedade civil que atuam em defesa dos animais têm recebido diversas denúncias e pedidos de acolhimento de caninos e felinos desamparados. É inevitável que, por se tratar de um vírus desconhecido até tão pouco tempo, muitas incertezas e pensamentos equivocados povoem o imaginário coletivo”, pondera a vereadora. Ela observa que a falta de informação a respeito da relação entre a Covid-19 e os animais acaba estimulando o abandono.

Pesquisa

Cientistas do Instituto de Pesquisa Veterinária de Harbin, na China, apontaram em pesquisa publicada na revista Science que gatos podem ser contaminados pelo novo coronavírus e transmitir a doença a outros animais da mesma espécie. Já os cães, segundo o mesmo estudo, não são totalmente imunes ao novo coronavírus, porém são bem menos suscetíveis, assim como frangos, patos e porcos.

Embora essas evidências demonstrem como o novo coronavírus afeta animais domésticos, o número irrisório de casos de contaminação entre esses seres registrados até o momento, em meio a uma pandemia com mais de dois milhões de humanos infectados em todo o mundo, reforça que eles não representam uma ameaça. “Não há qualquer indício de que, uma vez infectados, os animais possam contaminar os seres humanos”, explicou Ana Rita Tavares.

Orientações – Especialistas dão orientações importantes para os guardiões de animais: lavar as mãos antes e depois de interagir com eles e evitar beijá-los. Se precisar cuidar dos animais enquanto estiver doente, além de higienizar as mãos, é recomendável usar máscara facial. Se algum animal apresentar sintomas, a recomendação é entrar em contato com um veterinário, que irá orientar a melhor forma de proceder.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados