HGE contabiliza mais de 2.500 atendimentos durante o mês de abril

O Hospital Geral do Estado (HGE), que desde o último mês de março passou a operar apenas como centro de referência estadual para casos de trauma, contabilizou, somente durante o mês de abril, 2.641 pacientes atendidos e 1.028 cirurgias realizadas. Segundo médico André Luciano Santana, diretor geral da unidade hospitalar, esses números demonstram que o atendimento a pacientes de trauma está ocorrendo de modo mais célere, os pacientes estão sendo operados mais precocemente e, consequentemente, a alta hospitalar tem sido agilizada. “Com isso, conseguimos fazer o que chamamos de giro de leitos e atender todos os pacientes”, completa.

Ainda segundo André Luciano, os resultados positivos alcançados nesse período “reforçam o pensamento acertado de transformar o HGE em um hospital exclusivo para trauma, e aos poucos, a população está desvinculando a unidade do perfil do antigo Hospital Getúlio Vargas, que era o único hospital público de portas abertas, que atendia a qualquer demanda”.

EQUIPE QUALIFICADA

O diretor do HGE pontua que a unidade possui uma equipe qualificada em mais de 20 especialidades para atender trauma, que vinha se ocupando com muitos atendimentos a casos leves. “O acerto da destinação do HGE para atendimento exclusivo a casos de trauma ficou ainda mais evidente durante o mês de abril, quando se obteve uma melhora expressiva na qualidade da assistência e no grande número de pacientes cirúrgicos que foram atendidos”, observou André Luciano.

O HGE passou a atender apenas pacientes regulados pelo Samu ou pela Central Estadual de Regulação, oriundos de hospitais e UPAs de todo o estado, desde o último dia 28 de março. Em função disso, as demandas que não representem risco de morte, devem buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde ou uma UPA.

Com o novo perfil do HGE, os pacientes dos 417 municípios baianos que necessitam de atendimento nas áreas de ortopedia, oftalmologia (trauma), otorrinolaringologia e outras, além de queimados, passarão a acessar o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, como unidade 100% dedicada a casos graves. Somente no ano passado, foram atendidos no HGE mais de 65 mil pacientes, dos quais 36% casos de eram clínica médica, que poderiam ser resolvidos em unidades básicas de saúde ou unidades de pronto atendimento.

HGE 1 e 2

O HGE, que acaba de completar 30 aos de funcionamento, veio substituir o antigo Hospital Getúlio Vargas (Pronto Socorro), que atendia toda a população, criando-se assim cultura de se buscar a unidade para qualquer tipo de demanda. Em 2016, foi inaugurado o HGE 2, duplicando a capacidade de atendimento da unidade. Atualmente o complexo (HGE 1 e 2) é referência para os atendimentos de média e alta complexidade. É o maior hospital especializado em trauma do Estado da Bahia. São 60 leitos de UTI geral, oito pediátrica, quatro na unidade de queimados, um novo centro cirúrgico com dez salas de cirurgia. São mais de vinte especialidades de plantão 24 horas para atender trauma.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados