Petrobras já realizou mais de 6 mil testes para Covid-19

A Petrobras já realizou cerca de 6,3 mil testes para Covid-19 entre seus empregados, prestadores de serviços e contactantes de casos suspeitos. Desse total, cerca de 4 mil foram testes do tipo rápido, que detectam anticorpos e vêm sendo usados, por exemplo, para triagem dos profissionais antes de início de atividades em áreas operacionais, principalmente em plataformas. Outros 2,3 mil são testes do tipo RT-PCR, que identificam genomas do vírus. Esse tipo de exame vem sendo usado em colaboradores sintomáticos em atuação presencial ou em teletrabalho, contactantes (no trabalho ou domiciliares) e em outras situações específicas para confirmar ou descartar diagnósticos.

Desde o início da pandemia, a Petrobras iniciou os esforços para aquisição de kits de testes e contratação de serviços especializados. Mesmo com gargalos no fornecimento de insumos e serviços para testagem, a companhia foi uma das primeiras empresas a adquirir testes para Covid-19. Mais de 20 mil kits de testes foram adquiridos e serviços de 12 laboratórios em 15 estados do país foram contratados para viabilizar a realização destes testes.

Os testes do tipo RT-PCR, que detecta os genomas do vírus e são os mais confiáveis para diagnóstico de pessoas com sintomas, começaram a ser aplicados pela Petrobras em 30/03. Já os testes rápidos passaram a ser usados a partir de 20/04 nas seguintes situações:
no pré-embarque, para identificar profissionais aptos para o trabalho ou aqueles que precisavam ser encaminhados para isolamento;

para testar profissionais de saúde no atendimento presencial em unidades e aeroportos.

na Refinaria Isaac Sabbá e a base petrolífera de Urucu, ambas no estado do Amazonas, em decorrência do quadro de saúde na região.
A companhia está adquirindo uma quantidade maior de kits de testes rápidos e, de acordo com a capacidade de atendimento do mercado, ampliará a medida para outras unidades operacionais, sempre considerando critérios técnicos e a avaliação do quadro de saúde da região.

A estratégia de testagem da Petrobras segue as recomendações das autoridades sanitárias e órgãos reguladores. Ela é uma das medidas de prevenção e combate ao coronavírus na companhia, que já adotou o teletrabalho para todas as atividades administrativas, reduziu o efetivo em atividades presenciais mantendo apenas o quantitativo adequado para a operação segura de atividades essenciais, adotou o monitoramento domiciliar com orientações para isolamento antes do embarque e do turno, entre outras medidas.

Além de todos os cuidados de prevenção entre seus colaboradores, a Petrobras está engajada no combate aos efeitos da pandemia, por meio de ações voluntárias como doações de testes, material médico, combustível e capacidade de pesquisa.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados