“Você tem 27 Superintendências, quero a do RJ”, escreveu Bolsonaro, segundo Moro

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que o presidente Jair Bolsonaro pediu, por mensagem, a troca do superintende da corporação no Rio de Janeiro. De acordo com Moro, sem apresentar motivos, o chefe do Executivo queria a demissão de Carlos Henrique, que ainda está oficialmente no cargo, mas deve ser trocado nas próximas horas.

“Moro você tem 27 Superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro”, teria escrito Bolsonaro ao então ministro, segundo o depoimento, revelado pela CNN Brasil (leia a íntegra no arquivo abaixo).

Ainda de acordo com Moro, a mensagem foi enviada em março quando o ex-juiz estava em Washington, numa viagem da qual fazia parte Maurício Valeixo, ex-diretor-geral da PF. Diz o trecho do depoimento:

“QUE no começo de março de 2020, estava em Washington, em missão oficial com o Dr. VALEIXO;

QUE recebeu mensagem pelo aplicativo Whatsapp do Presidente da República, solicitando, novamente, a substituição do Superintendente do Rio de Janeiro, agora CARLOS HENRIQUE;

QUE a mensagem tinha, mais ou menos o seguinte teor: “Moro você tem 27 Superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro”

Pressão
Também segundo Moro, ele e Valeixo pensaram em aceitar a troca para evitar uma crise com o presidente. No entanto, Valeixo declarou que não poderia ficar no cargo caso a troca no comando da PF no Rio ocorresse sem um motivo técnico. A insistência de Bolsonaro em mudar a direção da corporação em solo flumiense teria começado em janeiro e se intensificado em março.

Moro pede que a motivação das alterações solicitadas na estrutura da PF sejam questionadas ao próprio presidente. Ele diz, no depoimento, que não atribui crimes ao presidente, mas que a Procuradoria Geral da República (PGR), quem fez isso. Mas ressalta que todas as declarações que fez em seu discurso de despedida do Ministério da Justiça são verdadeiros.(CB)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados