Instituto Mamirauá tem plataforma que atualiza dados da pandemia em tempo real para todos os municípios do Amazonas

A velocidade e a precisão de informações são armas essenciais no enfrentamento ao novo coronavírus. Principalmente no que diz respeito aos números e à evolução da doença em cada região. E o estado do Amazonas tem agora como consultar diariamente todas as novidades da pandemia por meio de um painel interativo do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A ferramenta, que pode ser acessada pelo endereço mamiraua.org.br/covid-amazonas, mostra números diários de cada município, de casos confirmados, casos por cada 100 mil habitantes, para demonstrar a incidência, óbitos e taxa de letalidade. Além disso, o mapa indica em destaque os números gerais do estado.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é voltado para estratégias e políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia, mas como o estado é um dos que apresenta maior letalidade neste momento de pandemia, a organização social conseguiu parcerias para se juntar ao esforço de enfrentamento do novo coronavírus.

Segundo o diretor técnico-científico do Instituto, Emiliano Ramalho, a iniciativa é essencial para que estados e municípios consigam formular ou adaptar estratégias de combate à Covid-19 baseados em dados atualizados em tempo real e concentrados em apenas um lugar.

“Não trabalhamos especificamente com epidemias, no máximo com zoonoses, mas vimos que precisava fazer alguma coisa que ajudasse a sociedade brasileira no monitoramento do vírus, na compreensão dessa doença, que ajudasse a entender o que está acontecendo, como está sendo essa disseminação da Covid-19 no interior do estado”, ressaltou Ramalho. “Até então não havia uma plataforma específica para o estado que as pessoas pudessem acessar e ter informações fáceis e uma visão regionalizada da distribuição da doença no Amazonas.”

Sem custos
O desenvolvimento da plataforma de monitoramento de dados sobre a Covid-19 só foi possível porque a empresa ESRI, que fabrica o software de informação geográfica usado pelo instituto para fazer análises espaciais cedeu temporariamente, de forma gratuita, o acesso a seu programa.

“Quando surgiu a ideia de fazer essa plataforma, aproveitamos que a ESRI, empresa que desenvolve softwares, disponibilizou uma template para visualização de dados e adaptamos essa plataforma ao estado”, explica Ramalho. “Não é um software livre, mas ele foi disponibilizado para ser usado durante a pandemia porque daria agilidade à divulgação das informações na plataforma. E como tudo foi desenvolvido junto com o pessoal do Instituto Mamirauá, toda essa operação aconteceu sem custos”.

anco de dados
Outra parceria fundamental para a criação da plataforma do Instituto Mamirauá foi atada com a Brasil.IO, empresa criada para a melhor divulgação e acesso às informações públicas. É ela quem fornece os dados diários para a alimentação da plataforma.
Desde que foi criado, há dois anos, o Brasil.IO é feito de forma colaborativa, ou seja, diversos programadores e profissionais de várias áreas desenvolvem um sistema justamente para dar melhor acesso e visibilidade a esses dados, como explica o empresário e programador Álvaro Justen.

“O interesse do Brasil.IO é disponibilizar dados de interesse público de maneira mais acessível para a população ou ainda jornalistas, cientistas sociais, pesquisadores, advogados e profissionais de diversas outras áreas que queiram ter acesso a dados disponibilizados pelo governo. Muitas vezes esses dados não estão disponíveis em formatos que facilitam a análise, impossibilitando download, produção de gráficos, entre outros”, pontua.

No caso da Covid-19, a Brasil.IO precisou criar uma solução para compilar os dados de todas as secretarias de saúde, que não são divulgados de forma estruturada, o que dificulta a automação do processo. Foram recrutados 40 profissionais, entre jornalistas, programadores e designers, que entendem a importância da tarefa, para atualizar os dados diariamente, com histórico por município.

“Cada uma dessas pessoas é responsável por um ou mais estados, coleta manualmente os boletins desses estados e insere esses dados na plataforma. São pessoas engajadas com essa história dos dados abertos e com a importância de termos esses dados disponíveis o quanto antes”, explica Justen.

Para o programador, a plataforma do Instituto Mamirauá é fundamental para uma resposta rápida na região, uma vez que os municípios brasileiros são heterogêneos e demandar ações diferenciadas. “É muito diferente uma pessoa que foi diagnosticada com Covid-19 em São Paulo, na capital, com uma que foi infectada no interior do Amazonas. São duas situações bem distintas e que precisam de ações distintas dos governantes dessas localidades. Por isso é muito importante que a gente tenha os dados a nível municipal, se possível até nível de bairro, o quanto antes para que os governantes possam tomar essas ações”, aponta.

Com os dados todos reunidos em uma só plataforma e com acesso facilitado à população, tanto o instituto quanto a Brasil.IO acreditam que as pessoas podem se informar melhor sobre o que está acontecendo em seu município e entender a gravidade e os riscos da pandemia. Principalmente por conta da interatividade oferecida.

“O painel é bastante interativo”, explica o diretor técnico-científico do Instituto. “Você pode ampliar ou diminuir os mapas, é possível maximizá-lo e colocar em uma tela para você ficar monitorando diariamente, você pode clicar nos municípios que tem interesse e saber informações específicas daquele município, fazer zoom em uma área específica, enfim, é uma plataforma bem interativa.” (Ag: do Rádio)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados