Bahia é o segundo estado com mais estudantes desempregados após pandemia

A sala de aula se mudou pra dentro de casa. Apesar da mudança da maioria das faculdades para o ensino remoto, seguir estudando será uma dificuldade para uma parcela dos baianos. No estado, 32% dos estudantes de faculdades privadas perderam o emprego durante a pandemia causada pela covid-19. A falta do salário – ou da bolsa de estágio – é um empecilho para pagar as mensalidades e dar sequência ao aprendizado de uma profissão com melhor remuneração.

Ainda segundo os dados da pesquisa – realizada pela Quero Bolsa, uma plataforma que conecta alunos a instituições de ensino e oferece vagas e bolsas de estudo -, 43,9% dos estudantes entrevistados no estado dizem ter baixa chance de manter a mensalidade em dia e 40,8% consideram a possibilidade de precisar trancar o curso. O levantamento foi realizado com 4.491 universitários de todo país. No comparativo entre os 12 estados analisados, a Bahia é o segundo em número de estudantes que perderam o emprego durante a pandemia.

Parte das estatísticas, Paulo Vitor Barbosa, 22 anos, perdeu o estágio logo que as medidas de isolamento começaram. O laboratório onde trabalhava teve de cortar custos. “Eles decidiram desligar todos os estagiários. Trabalhava lá há dois anos, sempre me falavam da possibilidade de contratar depois da formatura, mas com o coronavírus veio a demissão e não tem nenhuma perspectiva de volta”, (Correio*)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados