Prefeitura reativa drive-thru para vacinação exclusiva de gestantes contra gripe

A partir desta segunda-feira (27), gestantes e puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias) da capital baiana poderão utilizar um dos quatro sistemas de drive-thru instalados na cidade para se vacinar contra a gripe. Os pontos de imunização que funcionarão das 8h às 13h para atendimento exclusivo desse público serão instalados na Arena Fonte Nova; no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris; e nos dois campus da Faculdade Bahiana de Madicina, no Cabula e em Brotas.

Para ter acesso às doses, as puérperas deverão apresentar documentação que comprove a realização do parto nos últimos 45 dias. “Reativaremos os drives para imunização das gestantes e mulheres que deram à luz recentemente. Esse grupo será incorporado ao público-alvo dessa etapa da estratégia de vacinação por orientação do governo do estado”, destacou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis.

Além do drive-thru, outros 57 postos de saúde de referência seguirão disponibilizando as doses para os demais grupos eletivos: caminhoneiros, profissionais de transportes coletivo (motoristas e cobradores), portuários, portadores de doenças crônicas e profissionais das forças de segurança e salvamento, além de funcionários do sistema prisional e trabalhadores da saúde.

Os portadores de doenças crônicas deverão apresentar a prescrição médica com o motivo da indicação, ou seja, a patologia que o paciente apresenta. “Como acontece todos os anos, as pessoas com comorbidades têm que apresentar um documento médico que ateste que esse paciente faz parte do grupo de portadores de doença crônica. É importante destacar que, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, receitas de medicamentos não são consideradas como um documento válido para comprovação do estado de comorbidade”, explicou Doiane.

Iniciada em 23 de março, a campanha de vacinação imunizou mais de 401 mil pessoas na capital baiana. Desses, 100% dos idosos – cerca de 272 mil indivíduos da terceira idade – e 84% dos trabalhadores da saúde já foram protegidos no município até o momento.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados