Projeto de Indicação na Câmara pede inclusão de profissionais da cena cultural no programa Salvador por Todos

Espero que a prefeitura amplie e atenda esse apelo para a sobrevivência destes, diz Sílvio Humberto”

Com a crise econômica que atinge todo o Brasil, diversas categorias profissionais sofrem com a ausência de trabalho e renda. Não está sendo diferente para quem vive da arte e cultura. A prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), lançou o Programa Salvador por Todos que destina o valor de R$ 270 para informais cadastrados na Prefeitura, mas não abarcava categorias importantes para a cidade da música, título que recebeu da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O vereador Sílvio Humberto (PSB) que é também Presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Salvador protocolou PI Nº 151/20 que indica para Prefeitura que profissionais da Cultura e do setor ou linguagem artística, incluindo intérpretes e executantes, e os técnicos em espetáculos de diversões; músicos; compositores (as); cantores (as); dançarinos (as); iluminadores de show e espetáculos; atores; atrizes; operadores de som e imagens; holderes; transformistas; artistas de rua; artesãs, artesãos sejam atendidos pelo PROGRAMA SALVADOR POR TODOS.

O PI foi aprovado na Sessão da Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (22), de forma remota e presencial atendendo as restrições de aglomeração causadas pela pandemia. O vereador Sílvio Humberto (PSB), destacou a importância de valorizar a cultura em uma cidade que possui o título de Cidade da Música.

“Salvador é uma cidade onde a cultura pulsa, sobretudo, a cultura negra. Os trabalhadores e trabalhadoras são os agentes que fazem essa cultura pulsar. Uma cidade que possui o título de Cidade da Música tem a obrigação que amparar aqueles que lhe confere o título. A aprovação desse projeto na CMS é o fruto da luta, escuta e mobilização desses agentes culturais. Espero que a prefeitura amplie e atenda esse apelo para a sobrevivência destes, e ainda assim essa ação é o mínimo que nós podemos fazer dentro do esforço conjunto. Entendo ainda, que é um cobertor curto que precisa ser colocado para a classe que trabalha com a cultura na Bahia, sobretudo os mais necessitados, que estão na base da pirâmide, finalizou”.

O projeto segue para análise da secretaria responsável pela pasta para que encaminhe para Casa Legislativa, Projeto de Lei que institua o auxílio emergencial.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados