Unidade acolhe casais de moradores em situação de rua no Largo de Roma

O Largo de Roma, situado na região da Cidade Baixa, recebe a mais nova Unidade de Acolhimento Emergencial (UAE) disponibilizada pela Prefeitura, desta vez para acolher 56 pessoas em situação de rua. A estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira (17), na Rua Caminho de Areia, com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis e da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, além do corpo técnico e imprensa.

O prefeito salientou que esta unidade, ao contrário das instaladas em Pau da Lima, Calçada e Liberdade, é destinada apenas para casais. Na instituição, as pessoas terão todo o conforto e cuidado durante o enfrentamento à pandemia provocada pela Covid-19, com acesso à alimentação, atendimento médico e psicossocial e material de higiene pessoal.

“Com a UAE Roma, chegamos a quase 600 leitos de acolhimento para pessoas em situação de rua. Os imóveis são alugados pela Prefeitura, hotéis ou motéis, que são adaptados para receber esse público. A Prefeitura não para um instante sequer de promover esforços necessários para que pessoas em situação de rua possam ser acolhidas e ter assistência”, afirmou ACM Neto.

A secretária da Sempre explicou que, assim como nas outras unidades, os assistidos são encaminhados através do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) ou das equipes de abordagem social, depois de passar por avaliação médica. Assim que chegam ao local, recebem máscaras e álcool em gel.

“Implantamos também um protocolo de almoço no quarto. Há espaços em que eles, um de cada vez, podem ocupar para ficar ao ar livre, além do acompanhamento social. Aqui é a casa deles, é o lugar onde recebem alimentação, podem fazer a higiene, e também, constroem autonomia”, informou Ana Paula. O objetivo, segundo a secretária, é que os acolhidos possam aceitar o Aluguel Social e, com isso, administrem a própria casa e, assim, adquirir independência.

Demais medidas – A UAE Roma é a terceira iniciativa, apenas esta semana, realizada pela gestão municipal em prol das pessoas em situação de rua, público mais vulnerável ao coronavírus. Na quarta-feira (15), foi entregue a UAE Liberdade, localizada no Largo Guarani, com capacidade para 80 pessoas, incluindo mulheres com filhos. No dia seguinte (16), foi a vez do início das atividades do Consultório na Rua, que vai levar atendimento médico a pessoas que estão vivendo nas ruas. Foto: Max Haack/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados