Lula diz que Bolsonaro trata Nordeste como “inimigo”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, ontem, a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e também o ex-ministro da Saúde, demitido ontem, Luiz Henrique Mandetta. O petista, em entrevista à rádio Metrópole e transmitida pelo PT nas redes sociais, afirmou que o chefe do Palácio do Planalto tem tratado o Nordeste como “inimigo”, isto porque perdeu na região na eleição de 2018.

“Não é possível um presidente da República determinar na sua cabeça que o Nordeste é inimigo, porque ele perdeu as eleições. Não é possível o tratamento desrespeito que ele dá aos governadores no Nordeste. Não é possível a falta de respeito de dar menos dinheiro para o Bolsa Família, para combater o coronavírus”, declarou o ex-presidente. Lula ainda elogiou a criação do Consórcio do Nordeste pelos gestores estaduais. “A criação do consórcio foi uma obra extraordinária. Vamos juntar os iguais e encontrar uma saída. Os governadores do Nordeste estão fazendo um trabalho extraordinário. Uma tentativa de resistir à colonização imperial do Palácio do Planalto. A Bahia é um estado ponta de lança no enfrentamento”, pontuou.

Ainda na entrevista, Lula criticou Mandetta. “Esse [ex] ministro da Saúde sempre foi contra o SUS. Esse ministro da Saúde foi um dos responsáveis por mandar os médicos cubados para fora. Era um privatista do sistema de Saúde”, ressaltou. Mandetta foi demitido ontem e substituído por Nelson Teich.

O ex-presidente defendeu a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mas admitiu que a aliada fez “desonerações exageradas” quando estava no Palácio do Planalto.

“Temos que reconhecer os erros na economia que cometemos. Temos que valorizar os acertos. A Dilma não merecia sofrer impeachment, porque é uma das pessoas mais dignas que esse país produziu e competente tecnicamente. Não tenho arrependimento de ter escolhido a Dilma para presidente, de ter trabalhado para ser reeleita”, salientou.

Lula criticou a maneira como os adversários trataram a correligionária quando estava no governo. “A grosseria que o Aécio (Neves, do PSDB) e os tucanos trataram a Dilma, eu jamais imaginei que pudesse acontecer a grosseira na campanha e depois. O Aécio instigou o ódio contra Dilma”, avaliou.

O ex-presidente voltou a criticar a operação Lava Jato. “A Lava Jato foi uma das podridões contadas neste país. Eu posso dizer hoje que essa força-tarefa da Lava Jato virou uma quadrilhada. (Sergio) Moro não é um juiz. É um mentiroso”, disse. Lula negou que o antipetismo elegeu Bolsonaro. “Esse antipetismo é uma bobagem. Faça uma pesquisa na Bahia e vai perceber o seguinte. Pergunte o partido de maior simpatia do povo brasileiro? Vai perceber que o PT tem 20% e o segundo tem 1%”, afirmou. (Tribuna da Bahia)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados