Embrapa Acre utiliza tecnologia da agricultura no combate ao coronavírus

No estado do Acre, pesquisadores da Embrapa utilizam a tecnologia geoespacial no combate à Covid-19. A ferramenta, normalmente empregada para monitorar a produção agrícola, agora está sendo usada para mapear a evolução dos casos do novo coronavírus no estado. Basicamente, a tecnologia geoespacial permite a elaboração de mapas com determinadas informações. O estudo é feito pela Embrapa em parceria com o governo do Acre. É o que explica o chefe-geral da Embrapa Acre, Eufran do Amaral.

“Diariamente, a Secretaria de Saúde nos repassa uma tabela informando quais são os casos confirmados e quais são os endereços desses casos e a Embrapa Acre integra esses dados com a informação de mapas do município de Rio Branco e do interior do estado”.

Todos os dias a Embrapa produz um mapa, com diferentes escalas de cor, em que é possível visualizar os locais com maior incidência da Covid-19. Essas informações ajudam a Secretaria de Saúde do Acre a definir estratégias para impedir a propagação do vírus.

“É uma ferramenta extremamente importante, que permite, de forma muito rápida e eficiente, que profissionais de saúde e gestores públicos possam definir as ações e qualificar suas decisões”.

Segundo a Embrapa, a tecnologia geoespacial pode fornecer diretrizes para que o Poder Público decida, futuramente, qual é o melhor local para construir hospitais de campanha. (Ag: do Rádio)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados