Conheça 5 dicas para afastar a solidão na quarentena

Estamos vivendo um período desafiador, em que a maioria das pessoas se encontra em quarentena. A mudança de rotina tem trazido momentos de solidão – principalmente ao público 60+.

A gerontóloga da USP, Thaís Bento Lima e conselheira da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) nos fala que “é um momento em que, principalmente os indivíduos com 60 anos ou mais, apresentam aumento nos sentimentos de estresse, tristeza, ansiedade, medo e a sensação de solidão, por ter que mudar provisoriamente a sua rotina em decorrência do isolamento social”.

Mas como manter a saúde mental e garantir momentos agradáveis em sua própria companhia? É preciso ressignificar esse momento, com atividades prazerosas e divertidas, que possam amenizar os sentimentos negativos decorrentes desse período.

Um dos segredos é manter a mente sempre ativa. Um dos exemplos é o caso de Zilda, aluna 60+ que tem praticado as aulas on-line de ginástica para o cérebro do Método SUPERA durante a quarentena: “ Enquanto estou em casa, pratico o ábaco e os educadores nos enviam atividades novas pelo whatsapp; é um momento em que me desligo e me divirto, treinando minhas habilidades”, diz Zilda.

Confira mais algumas atividades que podem manter suas habilidades cognitivas e socioemocionais em dia e afastar os momentos de solidão:

Comunique-se: Uma série de estudos associam o bem-estar e a saúde com a rede de contatos e suporte social. Manter interações sociais é essencial para a saúde mental. Faça ligações para família e amigos; seja por mensagens, telefonemas ou vídeos.

Use a Internet a seu favor: use suas redes sociais para conversar com amigos, aventure-se no Youtube com vídeos e canais de entretenimento, estude e faça cursos on-line, pratique treinos de exercícios físicos em aplicativos, conheça plataformas de jogos como o SUPERA Online … explore suas possibilidades!

Exercite seu cérebro: uma forma de exercitar o cérebro é mudar a forma como você executa atividades rotineiras. Mude-se de lugar ao sentar à mesa, escove os dentes com a mão não dominante, leia uma palavra nova no dicionário todos os dias, veja fotos de cabeça para baixo e tente observar cada detalhes que antes lhe passaram despercebidos…

Arrisque-se na cozinha: que tal experimentar uma nova receita? Fazer novas receitas pode ser divertido e saboroso ao mesmo tempo; manter uma boa alimentação é a chave para imunidade.

Ouça músicas: aproveite os momentos de solidão e coloque o som que mais gosta; ouça as músicas que trazem boas memórias – a música é um poderoso instrumento de socialização e de resgate de lembranças vividas e emoções positivas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados