Odiosvaldo alerta para probabilidade de propagação da Covid-19 na periferia

O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) alerta aos governantes e especialistas na área de saúde que se preocupem urgentemente com a probabilidade de propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19, nas comunidades carentes de Salvador.

“Minha preocupação é que no Brasil 13 milhões de pessoas vivem nas favelas e as autoridades e especialistas já afirmaram que quando a propagação chegar a esses locais, não haverá controle efetivo dos poderes público e privado”, frisou Odiosvaldo, que é médico.

“Como vereador, preocupo-me com a situação e os riscos das comunidades periféricas e populares de Salvador, sabedor da dificuldade em realizar o distanciamento social nessas comunidades frente a propagação da doença”, acrescentou.

Diante dessa realidade, Odiosvaldo ressaltou que o Estado e o Município têm que agir, urgentemente, em parceria com os epidemiologistas e técnicos em saúde pública e coletiva para desenvolverem um planejamento voltado a estas comunidades de grande risco.

Sugestão

“Como sugestão, proponho a distribuição de máscaras gratuitas a todos os moradores, instalação nas áreas de maior circulação de pessoas de lavatórios coletivos e disponibilização de álcool em gel, bem como a higienização local”, destacou.

O parlamentar também propõe que o Estado e o Município envolvam as lideranças comunitárias na campanha “Fique em

casa” e, através de ações solidárias nesses bairros, identifiquem e mapeiem através dos agentes de saúde as pessoas que apresentem quadro clínico sugestivo da Covid-19, com a transferência dessas pessoas para espaços determinados pelo serviço de saúde.

“Não podemos esperar de braços cruzados a propagação da doença nos bairros pobres. Precisamos sair na frente”, ressaltou o vereador Odiosvaldo Vigas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados