Pacientes confirmados para Covid-19 em Lauro de Freitas são monitorados diariamente pela equipe de saúde

Todos os dias os enfermeiros do Comitê Operacional de Emergência em Saúde (COE), montado na Secretaria Municipal de Saúde, cumprem a missão de acompanhar a evolução dos quadros dos pacientes confirmados da Covid-19 em Lauro de Freitas. Pelo telefone, a equipe entra em contato e realiza perguntas sobre a temperatura corporal, frequência ou intensidade da tosse, aumento ou diminuição de dores no corpo. Esses sintomas dão a indicação para a construção dos critérios que fornecerão as orientações adequadas a cada paciente.

A enfermeira Adila Almeida conta que o acompanhamento é realizado diariamente. Essa coleta e monitoramento de informações provenientes de fontes diretas, ou seja, dos pacientes, também garante a alimentação dos sistemas de informação sobre a nova doença. “A partir desse contato, nós podemos avaliar se o quadro do paciente está evoluindo de forma positiva e satisfatória ou se há alguma necessidade de retorno a unidade hospitalar. Caso necessário, a equipe devidamente equipada e protegida, também realiza visitas aos pacientes que devem permanecer isolados até a alta médica”, disse.

Com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, odontólogos e técnicos de enfermagem, além de apoio aos pacientes já confirmados, o COE realiza a coleta de amostras de pacientes e envio deste material para o Lacen Bahia (laboratório habilitado para a análise) para o diagnóstico da doença, a captação de fichas de notificações, alimentação de sistemas, monitoramento e acompanhamento dos positivos para a Covid-19. O COE também orienta a equipe de saúde quanto ao manejo epidemiológico de cada caso suspeito.

Atualmente em Lauro de Freitas, dos 19 casos confirmados, três receberam alta médica. Entre os curados, o jovem Mardel Melo destacou o acompanhamento do COE durante sua recuperação da doença. “Os profissionais da saúde foram fundamentais para minha recuperação, recebi muita atenção deles e força para ficar bom”, falou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados