Fiscalização no Mercado do Peixe é intensificada para evitar aglomerações

Com intuito de evitar aglomerações durante as compras de peixes e mariscos, tradicionais no almoço da Semana Santa, a Prefeitura intensificou a operação de fiscalização no Mercado Municipal do Peixe, em Águas de Meninos. O movimento de pessoas tem sido acompanhado por fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Semop), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), desde às 5h desta quinta-feira (9).

Os agentes permanecem em constante vigilância durante toda a Semana Santa. A operação, iniciada desde a última segunda-feira (7), segue até o sábado (11), das 6h às 15h. As ações de fiscalização contam ainda o apoio de agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

No mercado, só é permitida a entrada de 60 clientes por vez e as pessoas que estiverem na fila devem respeitar os gradis e as marcações feitas no chão, mantendo a distância mínima de um metro uma das outras como forma de diminuir a possibilidade de contágio. O secretário da Semop e presidente da Limpurb, Marcus Passos, esteve no mercado e fez questão de acompanhar a operação.

“Temos 25 disciplinadores da Semop atuando na parte interna e organizando a fila de espera. Quem vier aqui, verá que dentro do mercado e no aguardo para o acesso estamos mantendo a organização necessária para evitar a propagação do coronavírus. Começamos desde muito cedo, orientando a população e fiscalizando o cumprimento das medidas. Pedimos à população que colabore conosco e respeitem as normas para ter acesso ao espaço”, assinalou.

Reforço na higiene – Além do controle de pessoas nas instalações e adoção de requisitos de distanciamento na fila, a Semop, por meio da Limpurb, fortaleceu o trabalho de higienização do mercado. A lavagem geral tem sido realizada por equipes e carros-pipa que fazem a limpeza com muita água corrente, sabão e hipoclorito de sódio. As ações são realizadas duas vezes ao dia, sempre na abertura e fechamento do espaço.

As atividades de higienização se repetem em outros espaços municipais que estão em funcionamento, a exemplo do Centro de Abastecimento Itapuã (Nacs), na Avenida Dorival Caymmi, além dos mercados de Periperi, Dois de Julho e Jardim Cruzeiro. Para garantir a segurança dos clientes, dos vendedores e evitar a disseminação do coronavírus, todas as unidades municipais contam com reforço diário na higienização. A lavagem de cada boxe fica por conta do permissionário, que tem sido orientado pela Prefeitura para reforçar os cuidados, principalmente com a higiene das mãos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados