Lauro de Freitas: Agentes Comunitários de Saúde recebem EPIs para busca ativa de casos suspeitos do coronavírus

Em mais uma estratégia para conter o avanço do coronavirus no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas concluiu nesta terça-feira (7) a entrega de kits contendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os 245 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atuam na busca ativa de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). A ação foi iniciada no sábado (4) e realizada em etapas para evitar aglomerações.

Os kits contendo frasco de álcool em gel 70%, luvas e máscaras cirúrgicas foram entregues para equipes de ACS que atuam nas 16 Unidades de Saúde da Família (USF) e cobrem cerca de 75% do território municipal com ações integradas ao Programa de Saúde da Família.

A ação é um reforço na estratégia municipal para combater a doença em Lauro de Freitas. “Além da busca ativa, os ACS vão acompanhar pacientes da área adscrita com suspeita de Covid-19, que estão aguardando diagnóstico, e também os que por ventura vierem a ter diagnóstico confirmado, além de reforçar na comunidade a importância do isolamento social e higienização adequada das mãos”, destacou o superintendente da Atenção Básica, Hadson Namour.

Em caso suspeito de síndrome gripal, com a identificação de sintomas como febre, coriza, dificuldades para respirar e dor de garganta, o agente deverá fornecer máscara cirúrgica para o paciente e direcioná-lo para atendimento em uma das sete USF referência para acolhimento de casos suspeitos do Covid-19. “Os casos positivos são monitorados para informação imediata a equipe médica se houver agravamento do quadro”, completou Namour.

Confira as USF referenciadas para atendimento a pacientes com suspeita da Covid-19:

USF Espaço Cidadão e São Judas Tadeu, na Itinga
USF Irmã Dulce, em Portão
USF Vida Nova
USF Chafariz
USF Antônio Carlos Rodrigues, em Areia Branca
USF Jambeiro
Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira das 7h às 16h.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados