Idoso poderá ser multado se não cumprir medida restritiva

Conforme a vereadora Marcelle Moraes (sem partido), de todos os óbitos registrados desde o último dia 29 de março na Bahia por conta da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, 70% das vítimas tinham idade acima dos 60 anos – faixa etária de risco para contaminação da doença. Para proteger esse público alvo e evitar a proliferação do vírus, a parlamentar protocolou na Câmara Municipal de Salvador um projeto que multará o idoso visto na rua descumprindo sem justificativa a medida restritiva de isolamento social.

“A medida restritiva visa resguardar o grupo de risco. É preciso, infelizmente, usar de ações mais duras para que os idosos e acompanhantes entendam que não se deve fazer saídas aleatórias. Os casos aumentam a cada dia e não podemos permitir que a situação fuja do controle em nossa cidade. Dessa forma, salvaremos inúmeras vidas”, esclareceu Marcelle.

O projeto prevê exceções, que são as situações de necessidades básicas e utilização de serviços essenciais, como ida ao supermercado para a compra de alimentos e produtos de limpeza. Também prevê deslocamentos para hospitais, UPAs e farmácias. A multa deverá ser emitida através do CPF do infrator e a receita arrecadada será revertida para ações da Secretaria Municipal de Saúde de combate ao vírus na capital baiana.

Dados

A Bahia registrou 456 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) até a manhã desta terça-feira (7), com onze óbitos, sendo nove em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga. Segundo notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia

(Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais, 106 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados