Semana Universitária inicia com boa adesão

A Escola do Legislativo realizou, quarta-feira (1º), a sessão de abertura das aulas, em videoconferência, da 1ª Semana Universitária da Câmara Municipal de Salvador. A programação continuou na quinta (2) e será finalizada nesta sexta (3).

A atividade conta com 60 alunos, além da diretora da instituição, vereadora Marta Rodrigues (PT), do secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do presidente da Casa, vereador Geraldo Junior (SD).
O tema do segundo dia é Orçamento, Finanças e Fiscalização na atuação legislativa, com a assessora técnica e financeira Deborah Dourado. O debate do encerramento, às 14h, será “Os desafios do exercício dos mandatos parlamentares”

A Escola do Legislativo decidiu manter a semana universitária, que já estava prevista antes da pandemia, pois considerou importante não atrasar o diálogo entre a Câmara e a academia sobre a construção de projetos legislativos direcionados a um município, orçamento e o desafio da função dos vereadores.
“Foi importante ver a participação de pessoas que, mesmo sem poder estar presencialmente, têm o interesse de conhecer as atividades do Legislativo municipal. É um momento que podemos abranger diversos conhecimentos”, declarou a diretora Marta Rodrigues.
Para o vereador Geraldo Junior, num momento como esse, de quarentena e isolamento social, não se pode parar de dar segmento à democracia e à imersão da população nos poderes públicos. “Podemos aproveitar o meio virtual para continuarmos as atividades com parte da população”, disse.

O curso iniciou com uma oficina sobre Processo Legislativo, com Artur Calvetti, da Diretoria Legislativa. Através de slides, ele mostrou fotos da Câmara, dos espaços internos, para depois explicar a estrutura da Casa e apresentar a espinha dorsal do processo legislativo.

“Adequei a aula ao formato virtual. Às vezes existe muita dificuldade de entender cada espaço e para que serve sua estrutura. Essa aproximação é fundamental também para facilitar nosso trabalho dentro da Casa”, disse.
Para o secretário estadual de educação, Jerônimo Rodrigues, a iniciativa tem função educativa e se mostra inovadora diante do momento. “Está sendo muito importante para estreitar a relação do Legislativo com a universidade e me sinto satisfeito de fazer parte desse esforço. Disponibilizamos para a rede da educação básica vídeos com temas pertinentes e voltados para estudantes que estão em isolamento”, declarou.
As inscrições da Semana Universitária continuam abertas através do link: bit.ly/semanauni. Serão emitidos certificados. As vagas são limitadas. (Diretoria de Comunicação)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados