Feira de Santana vacinação contra gripe é retomada nesta quarta-feira

Cerca de 13.450 doses da vacina contra a influenza foram recebidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. A partir desta quarta-feira (01) a vacinação será retomada em todas as unidades básicas de saúde e de saúde da família.

As equipes de saúde estarão dando continuidade a campanha nacional de vacinação contra a influenza, realizando a vacinação dos idosos que comparecerem as unidades, bem como dos profissionais de saúde.

Neste momento, para evitar grande fluxo de pessoas nas unidades, a orientação do setor de imunização é para que as empresas de saúde encaminhem um ofício solicitando as doses para vacinar os trabalhadores em seus respectivos locais de trabalho. O documento deve ser entregue no setor Rede de Frio, localizado na Secretaria Municipal de Saúde.

“É preciso conter o nome completo de cada colaborador, bem como o número de matrícula e quantidade total. Serão aceitos ofícios com quantidade superior a 30 funcionários. As empresas que possuírem um número inferior não precisam solicitar, basta orientar a equipe para se dirigir a unidade de saúde”, explica Simone Neves, coordenadora do setor de imunização.

Ainda de acordo com ela, neste momento a vacinação dos profissionais de saúde deve ser intensificada, visto que já foi imunizado 76% dos idosos que também fazem parte do público alvo nesta primeira etapa e apenas 23% dos profissionais de saúde estão imunizados.

Na avaliação da coordenadora do setor de imunização, o quantitativo recebido é insuficiente para a demanda. “Já sinalizamos aos órgão competentes que a busca pela vacina tem sido muito grande e estamos nos esforçando para receber um quantitativo maior pois esta remessa é insuficiente para a demanda”, pontuou.

A vacina contra influenza não possui contraindicação, porém pessoas com febre devem adiar a vacinação e pessoas com alergia a proteína do ovo, mesmo não havendo restrição, devem comunicar ao profissional de saúde.

Indivíduos com sintomas de resfriado ou gripe devem se dirigir a unidade de saúde utilizando máscara ou solicitar na recepção. A Secretaria de Saúde orienta que evitem levar acompanhantes, exceto em casos necessários, como: menores de 18 anos, idosos que precisam de companhia, pessoas com dificuldade de locomoção e necessidades especiais, entre outros.

A primeira etapa da campanha atende exclusivamente pessoas acima de 60 anos de idade e trabalhadores da saúde, que devem procurar as unidades de saúde entre os dias 23 de março a 15 de abril.

Na segunda etapa da campanha, que começa dia 16 de abril a 8 de maio, professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento podem ser vacinados.

A última etapa da campanha abrange crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas de 55 a 59 anos de idade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, gestantes, mulheres em período pós parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Segue entre os dias 09 a 22 de maio.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados