Madre de Deus: Oposição vai virar maioria e PSB vira estrela na cidade

A política em Madre de Deus parece se movimentar com mais intensidade que nas demais cidades da região metropolitana de Salvador. As mudanças causam reviravoltas impactantes no cenário local e o grupo político que domina a cena ligou o sinal de alerta.

O PSB é a nova bola da vez na cidade e a montagem do time da deputada Lídice da Mata é a sensação nas rodas de conversa. Depois do concorrido ato de filiação do novo socialista Dailton Filho ao partido, a situação começou a apertar para o projeto eleitoral do grupo do atual prefeito Jeferson Andrade (PP). Agora, a legenda ajuda a configurar um novo panorama na Câmara Municipal de Madre de Deus.

Até o final da janela partidária, o PSB deve receber as filiações de três vereadores na cidade. O ex-secretário Marden Lessa – que deixou o governo Jeferson e retorna ao Legislativo – deve ser um desses novos filiados. Além de Marden, o vereador Pastor Melk deve seguir o mesmo caminho. O suplente Lindivaldo pretende seguir na mesma direção dos titulares. Outra possível chegada para a legenda pode ser do vereador Val Peças.

Confirmadas essas filiações, o PSB teria três novos mandatos com viés originalmente oposicionista ao governo Jeferson. Os novos comportamentos de bancadas serão cruciais para a harmonia na Casa Legislativa. PSB, PTB e DEM devem atuar em consonância politicamente contrária ao governo. Juntando-se com os declarados oposicionistas na Casa e com a atuação de oposição do Solidariedade e PDT, o enfrentamento se torna ainda mais difícil para o prefeito que terá dificuldades na governabilidade e fiscalização ainda mais contudente de seus atos durante o período eleitoral. Ao mínimo, seis mandatos transformarão a bancada de situação em minoria (com cinco) no Legislativo, dificultando a ação do Executivo em favor da candidatura da secretária Nita para prefeita.

As escolhas feitas pelo prefeito refletem nessa nova cena política e o grupo político outrora tido como imbatível começa a cambalear. Aliados do prefeito apontam que podem não fazer os esforços necessários pela sua candidata e garantir suas eleições. Prova disso é que antes mesmo da quarentena da Covid-19, muita gente já mantinha Jeferson Andrade isolado nos eventos oficiais da Prefeitura e não aparecia ao seu lado nas fotos.

Até o próximo dia 04 de abril, a cena se configura totalmente e Jeferson poderá rever a rota do seu grupo político na direção da manutenção do espaço ocupado.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados