Odiosvaldo deseja que Baixa dos Sapateiros seja Zona de Livre Comércio

A Baixa dos Sapateiros poderá se transformar numa Zona de Livre Comércio e os comerciantes locais poderão receber incentivos municipais. Este é o desejo do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), autor do Projeto de Indicação nº 313/19 com este teor, encaminhado ao prefeito ACM Neto. O parlamentar esteve recentemente na região e elogiou as obras de reforma no Mercado São Miguel.

O vereador reuniu-se com permissionários do estabelecimento. O encontro contou com a participação do mestre de capoeira Zé do Lenço, que reivindicou a colocação de uma cobertura para proteção contra a chuva e o sol no espaço multiuso do equipamento onde ocorre a tradicional roda de capoeira.

A cobertura terá que ser sustentada no entorno do espaço físico e não ter nenhum objeto de sustentação no centro da roda. O capoeirista também pediu a colocação de pontos de energia próximo à roda de capoeira.

Mestre Zé do Lenço também solicitou um espaço para a guarda dos objetos e utensílios utilizados pelos capoeiristas e, como haverá aulas para crianças, disse que é necessário fazer um gradil de proteção e segurança em torno da área em questão.

Odiosvaldo Vigas acolheu as demandas de Mestre Zé do Lenço e afirmou que está preocupado com a situação dos permissionários, sobretudo com aqueles com mais de 45 anos no mercado, como as senhoras Lola, Matgô e Nêga e os senhores Deco, André, Roberto, Lúcio Rocha, Antônio de Jesus Neves barbeiro, Neném e Paulo.

“Essas pessoas estão apreensivas, pois mantiveram-se durante esses anos todos no mercado e de repente é publicado um edital em que são incluídos para licitação todos os boxes e não se fez nenhuma ressalva ou convites por parte da Prefeitura Municipal para definir a real situação dos mesmos, observando-se que a previsão para inauguração do mercado é até o final de março”, destacou o vereador.

Conforme Odiosvaldo, os permissionários reivindicam a colocação de mais bocas-de-lobo e com grades largas no São Miguel. Isso porque quando a chuva é forte, as águas que descem a Ladeira do Desterro, que margeia a lateral que serve de estacionamento para o mercado, os sumidouros atuais não suportam o volume de água e ocorre alagamentos no estacionamento.

Reforma

Segundo informações da Prefeitura, após as obras que duraram um ano, o novo Mercado São Miguel terá 74 boxes no mesmo lugar que tinha apenas 11 e uma barbearia funcionando, tendo recebido investimentos de R$5,1 milhões. Houve reforma total do mercado, principalmente na ala esquerda, e a parte frontal será recuada para que possa ser feita uma área verde, que abrigará vendedores, chaveiros e outros prestadores de serviço.

O novo mercado, segundo a Fundação Mário Leal Ferreira (FML), responsável por planejar o projeto, abrigará na área de 4.460 m², 74 boxes – 28 destinados à comercialização de produtos hortifrutigranjeiros e 31 para itens diversos para comida baiana como azeite de dendê e camarão, e ervas usadas em rituais religiosos do candomblé.

O local terá também nove espaços para serviços e seis que funcionarão como bares e restaurantes, além de um novo ambiente para roda de capoeira. A fachada será composta por uma estrutura metálica e a área construída do mercado será recuada, para que espaços inutilizados do terreno sejam usados.

Haverá ainda o jardim que abre um espaço verde para a Avenida J.J. Seabra, um local pensado para as festas de São Miguel e Santa Bárbara, preservando a cultura local. Também foi construído um pequeno anfiteatro onde acontecerão apresentações de capoeira e um estacionamento com capacidade para 30 veículos, além de um santuário dedicado a São Miguel.

O mercado foi construído em 1965 e possuía mais de 100 boxes instalados em uma área de, aproximadamente, 1,6 mil m². O espaço viveu seu auge nos anos 90 e decaiu junto com a Baixa dos Sapateiros, devido à baixa frequência de consumidores. O imóvel faz parte de uma área tombada, juntamente com o Pelourinho, como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados