Senai Cimatec realiza manutenção de respiradores mecânicos para unidades de saúde da Bahia

Como parte da mobilização conduzida pelo Governo do Estado para o enfrentamento da expansão do novo coronavírus, o Senai Cimatec está realizando a manutenção de respiradores mecânicos para unidades de saúde da Bahia. A iniciativa inclui uma equipe de engenheiros e técnicos que está devolvendo para essas unidades respiradores mecânicos que estavam sem funcionar.

“Este trabalho que está sendo desenvolvido pelo Senai Cimatec é de grande contribuição para a mobilização contra a expansão do coronavírus, uma vez que disponibiliza para uso equipamentos que estavam com defeito. Vale destacar que, até por conta do avanço do Covid-19 no mundo, esses respiradores mecânicos subiram muito de preço e existe a dificuldade da aquisição para a pronta entrega. Portanto, esta contribuição é vital para melhor equipar nossas unidades de saúde e já fizemos o chamamento para os diretores de hospitais que tiverem ventiladores mecânicos com defeito, tanto da rede pública quanto privada, para que enviem urgentemente para o Senai Cimatec”, ressaltou o secretário estadual do planejamento, Walter Pinheiro.

De acordo com o diretor do Senai Cimatec, Leone Andrade, hospitais e unidades de saúde de diversos municípios baianos já disponibilizaram equipamentos com defeito, para que o reparo seja realizado. “A previsão da equipe é receber pelo menos 200 aparelhos e colocar para funcionar mais de 60% deles. Estamos com 40 profissionais trabalhando nesta operação, entre engenheiros clínicos, técnicos e engenheiros de eletrônica e mecânica, engenheiros de automação, gestores e o pessoal de logística”, disse.

Leone também destacou que esta ação está sendo replicada em todo o país. “A iniciativa de manutenção de aparelhos surgiu aqui na Bahia. Rodamos todo o piloto deste programa, validamos os procedimentos de recolher, transportar, fazer limpeza e assepsia, realizar os testes iniciais e triagem, conserto e limpeza de filtros, calibração e teste de segurança elétrica”.

Já o diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, informou que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Senai Nacional reconheceram isso como iniciativa de alto impacto e estão escalonando para o Brasil inteiro, no âmbito de um programa nacional. “O Cimatec é o líder desta rede de manutenção de aparelhos no país. Nos outros estados estão sendo formados polos no Senai ou em grandes empresas. A partir da Bahia, o Cimatec está capacitando toda esta rede, com aulas à distancia, vídeos, disponibilizando procedimentos escritos e mantemos uma equipe fixa de tutores para tirar dúvidas”, elencou Lucchesi.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ricardo Alban, revelou ainda a compra de 100 respiradores novos para doação ao Estado da Bahia, com apoio da indústria e de demais setores do empresariado baiano. “Além disso, temos esta iniciativa do Senai Cimatec, tão importante quanto a aquisição de novos aparelhos, pois esperamos colocar mais de 100 unidades em funcionamento, de forma rápida, para as unidades de saúde”, afirmou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados