Líderes começam a definir pauta prioritária para votação remota

A pandemia do novo coronavírus obrigou os senadores a fazer uma reunião de líderes de forma remota, via internet, nesta quarta-feira (25). Durante o encontro, o vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), apresentou uma lista de projetos relacionados à crise causada pela covid-19 para que os demais parlamentares apontassem a prioridade da pauta da próxima semana. 

— Definimos como vai ser a votação de três projetos de hoje à tarde e também a votação amanhã de um único tema, referente a antecipação do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] às prefeituras. Percebeu-se que temos hoje no Senado uma grande gama de assuntos de várias naturezas, não vou antecipar, pois são 60 projetos que poderão se identificados e escolhidos pelos Colégio de Líderes a fim de serem votados. Hoje teremos três e amanhã teremos essa proposta que veio da bancada do MDB, com o aplauso de todos, que é a antecipação do FPM — informou. 

Após a reunião remota, Anastasia foi indagado pelos jornalistas sobre a crise política entre o presidente Jair Bolsonaro e governadores, que divergem sobre como lidar com a pandemia. Segundo o senador, a posição dele, foi demonstrada em nota oficial, assinada em conjunto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre: 

— Minha posição pessoal como senador e homem publico é de consenso, equilíbrio, calma e serenidade. Para enfrentar essa crise tem que ter convergência, não é hora de apontar culpados, mas de otimizar os recursos. Esse é o apelo que o Senado tem feito — avaliou. 

Anastasia não quis comentar propostas que autorizariam a redução dos salários de servidores e empregados públicos:

— Por enquanto, vimos tudo só em termos de notícias. Não temos nada formal. O momento é de sacrifício generalizado, não vou antecipar posição do Senado, até porque não a tenho. Quando isso for pautado, vou fazer como tenho feito em todos os assuntos: conversar com os lideres — explicou. 

Nova dinâmica
Por conta da epidemia do novo coronavírus, os senadores que participaram da reunião de líderes desta quarta-feira deliberaram via internet, usando o aplicativo Zoom.

A projeção dos trabalhos da Mesa, bem como as contribuições dos demais parlamentares que participaram remotamente foram transmitidas por um telão. Além de Anastasia, estiveram presentes os líderes do PT, Rogério Carvalho (SE) e do PDT, Weverton (MA). 

Antes da reunião de líderes, o senador Weverton (PDT-MA) fez uma análise da nova sistemática de trabalho do Parlamento brasileiro diante da crise de saúde pública vivida pelo país. Segundo ele, o sistema remoto de votação e de debates tem funcionado bem. 

— De forma inovadora o Senado tem dado solução para nós deliberarmos. A priori o que tem funcionado são os temas consensuais, colocando-se na pauta tudo que seja para ajudar no combate à covid 19.  O que for consenso colocamos no Plenário virtual. O que não for, vamos ter que discutir outra forma ou esperar um outro momento. 

Fonte: Agência Senado

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados