Secretaria da Educação discute com a comunidade escolar medidas durante suspensão das aulas

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta sexta-feira (20), uma conversa on-line com gestores escolares da rede estadual, por meio do Canal Educação Bahia, no Youtube, para discutir medidas que possam garantir a saúde da comunidade escolar e promover o desenvolvimento pedagógico dos estudantes, durante os 30 dias de suspensão das aulas ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A ação teve a participação do secretário Jerônimo Rodrigues e acompanhamento da equipe técnica da secretaria. Esta iniciativa faz parte de uma série de encontros virtuais que estão sendo realizados com a participação de sindicatos, do Conselho Estadual de Educação, fóruns de Educação e secretários municipais de Educação, além de donos de escolas e universidades particulares.

“Estamos promovendo este debate para que possamos desenvolver, juntos, um plano que oriente a educação baiana neste momento de suspensão das aulas. A cada encontro, vamos disponibilizando um documento desenvolvido pela equipe da SEC, para que os integrantes dos diversos segmentos discutam e sugiram novos pontos, contribuindo no desenvolvimento pedagógico e cultural dos estudantes. Também queremos destacar o cuidado com as pessoas, e passar um alento à comunidade escolar e aos familiares, pois estamos atentos à situação. Queremos, ainda, ressaltar que o calendário escolar será reposto, respeitando a particularidade de cada local,” destacou Jerônimo Rodrigues.

Em relação ao funcionamento das escolas, o secretário esclareceu que, assim como as aulas, o funcionamento do setor administrativo das escolas também será suspenso. “É para que todos que trabalham na área administrativa fiquem em casa, mas os gestores têm que ter o bom senso de definir uma regra, caso a unidade precise do funcionário ou haja uma convocação da própria Secretaria da Educação. Neste momento, precisamos de toda a ajuda, pois passamos por um problema de saúde pública. A perspectiva é que nossos servidores possam ajudar nas suas áreas, em setores da Saúde que necessitem de apoio, como uma merendeira, um motorista ou pintor”, afirmou.

Durante a transmissão, Jerônimo também fez um desafio aos professores. “Neste período de recesso, teremos milhares de professores em casa. Então, por que esses educadores não podem realizar boas práticas, divulgando a prevenção com seus estudantes, na comunidade ou no bairro que moram? Propomos que eles possam desenvolver atividades que mantenham os estudantes engajados através das redes sociais, divulgando para toda a rede estadual e sendo um multiplicador do aprendizado”, ressaltou.

Suspensão das aulas

O governador Rui Costa anunciou a suspensão de aulas, a partir da última quinta-feira (19), nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença Covid-19.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados