Rocinha, maior favela do país, ganha centro universitário referência em educação a distância

Os moradores da maior favela do país, a Rocinha no Rio de Janeiro, vão contar com uma nova opção de ensino. O Centro Universitário Internacional Uninter, considerado o maior e com a melhor educação a distância (EAD) do Brasil, inaugurou nesta quinta-feira (12) um polo de apoio presencial com oferta de mais de 108 cursos de graduação e 80 de pós-graduação.

“Estamos na favela mais populosa do Rio de Janeiro e do país. Queremos levar educação para jovens e famílias locais que necessitam disso. A modalidade a distância se encaixa nas necessidades dos moradores, que dispõem de pouco tempo para estudar e baixo orçamento para investir em formação”, explica a gestora do polo, Heloísa Barros.

Os alunos podem estudar em casa ou usar a infraestrutura do polo, que tem três salas de aula equipadas com TV e computadores, biblioteca, sala de informática com seis computadores e laboratório para aulas práticas. Os ambientes são climatizados e organizados em dois andares, totalizando 202 m².

A assistente administrativa Ivone Barros, de 34 anos, viu o sonho de realizar um curso superior se tornar realidade com a abertura do polo. “Não pensei duas vezes e já me matriculei. Estou achando tudo maravilhoso, porque consigo conciliar o curso e o trabalho na minha rotina. Estudo no horário que tenho disponível, seja onde eu estiver”, diz. Com a formação em Gestão de Recursos Humanos, busca adquirir novas habilidades e, no futuro, uma promoção.

Já Paulo Barbosa, de 30 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e iniciou a pós-graduação em Direito Penal e Criminologia na Uninter em fevereiro. “Fazer a minha pós aqui na favela me motiva ainda mais, é um orgulho ter esse polo na Rocinha. Os professores são excelentes e acredito que vai facilitar bastante para as pessoas da comunidade que trabalham e querem retomar os estudos”, diz.

A Rocinha tem uma população estimada em 150 mil habitantes e, caso fosse uma cidade, seria maior do que 92% dos municípios brasileiros (Exame, 2013). “Nós vemos um misto de potências e carências. Por um lado, a comunidade é uma impulsionadora econômica, social e cultural por meio de eventos, turismo e eventos. Por outro, jovens e adultos buscam se inserir no mercado de trabalho para melhorar sua vida e de sua família. Viemos ajudar nesse sentido”, diz a gestora.

O polo Uninter fica na Estrada da Gávea, 559.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados