Prefeitura realiza operação de combate ao Aedes em Trobogy e Pau Miúdo

Os bairros de Trobogy e Pau Miúdo são alvo de operação especial, promovida pela Prefeitura, de combate ao mosquito Aedes aegypti. A atividade, que prossegue nesta quarta-feira (11) na Vila 2 de Julho e a Travessa Heide Carneiro, em Trobogy, retirou mais 800 quilos de lixo apenas na terça-feira (10), em Pau Miúdo.

Realizadas em conjunto entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), as ações envolvem a intensificação dos serviços de limpeza, roçagem e capinação de terrenos baldios. Além disso, é feita a retirada de resíduos em geral para reduzir as chances do avanço da infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em localidades de maior vulnerabilidade.

De acordo com o presidente da Limpurb, Marcus Passos, a força-tarefa acontece em parceria com as comunidades que, a partir de orientação prévia do órgão, retiram de casa materiais velhos e sem uso para serem levados pelos agentes de limpeza para locais apropriados. Entre os objetos descartados estão garrafas pet vazias, vasos sanitários inutilizados, garrafas de vidro, colchões, entulhos em geral e tudo o que possa vir a ser foco do Aedes. “Temos que trabalhar em muitas frentes e a participação dos moradores das comunidades onde está sendo realizada a operação é fundamental. Eles são peças-chave nessa batalha contra o mosquito”, ressalta Passos.

De acordo com secretário da Saúde, Leo Prates, a estimativa é de que 80% dos focos do Aedes identificados pelos agentes de endemias estejam localizados dentro dos domicílios. “O poder público tem empenhado esforços para conter o avanço da infestação com o trabalho articulado entre as secretarias, mas é necessário que a população seja uma parceira na luta contra o mosquito”, destaca.

Em 2020, os mutirões contra o Aedes já percorreram as localidades de Plataforma, São Tomé de Paripe e Mirantes de Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Durante todo o mês de março, as ações serão intensificadas em localidades prioritárias.

Fotos: Limpurb

Categorias: Destaque,Noticias

Comentários estão fechados